Desenvolvedores Flash terão a oportunidade de produzir apps para iPhone OS em 2010

Não é segredo nenhum que a Adobe está trabalhando em ferramentas de desenvolvimento para quem cria com o Flash levar seus produtos ao iPhone OS, mas o que não havia ficado claro até hoje é que a nova versão do Flash Professional que permitirá isso (CS5) talvez chegue ao mercado ainda em 2010. Ela trará um utilitário conhecido atualmente como Packager for iPhone, capaz de converter projetos desenvolvidos no aplicativo em produtos para a App Store.

Um dos grandes benefícios disso é que os aplicativos criados com o Flash não exigirão o uso de um plugin semelhante ao que a Adobe está desenvolvendo para plataformas como Android e Palm webOS, de forma que rodar esses produtos em um iPhone evitará as decepções em termos de performance e consumo de energia que conhecemos atualmente. É claro que elas não existirão mais neste ano quando a versão 10.1 do Flash Player for lançada, mas a Apple não deverá mudar a sua opinião sobre ele não ser ideal para seus aparelhos.

Além dos atuais mais de 125 mil desenvolvedores para iPhone OS, cerca de 2 milhões de profissionais que trabalham com o Flash em todo o mundo serão capazes de usar o iPhone como plataforma para seus aplicativos — é claro que nem todos farão isso. Conforme relata o TechCrunch, podemos esperar uma enorme diversidade de aplicativos entrando oficialmente na App Store com tecnologias da Adobe — resta saber se isso será uma boa ou má notícia… :-/

Posts relacionados

Comentários