O melhor pedaço da Maçã.

Intel usa iTunes para realizar testes de desempenho em seus processadores

Na apresentação dos novos chips Intel, realizada na CES 2010 semana passada, os engenheiros da empresa realizaram diversos testes de desempenho para o público lá presente, a fim de demonstrar ao vivo o poder de processamento deles. Obviamente, isso não é nada incomum vindo de uma fabricante de processadores, a não ser o fato de que, em uma atitude rara vinda da Intel, os apresentadores deixaram de lado os testes de benchmark automatizados que conhecemos e focaram-se em aplicativos individuais, incluindo o iTunes, da Apple, rodando no Windows.

Publicidade

Em uma demonstração realizada com um desktop Core i5, os engenheiros compararam o seu desempenho com o de uma máquina Core 2 Duo ao enviar um mesmo vídeo a partir dos dois computadores para um iPod. Assim como quase todos os aplicativos que hoje são integrados ao Mac OS X por padrão, o iTunes é otimizado para usar múltiplos núcleos de processadores — inclusive em sua versão para Windows —, de forma que as tarefas possam ser distribuídas entre eles e assim serem executadas de forma mais rápida.

Apesar de essa iniciativa ter sido um tanto curiosa para alguns, eu acredito que ela representa o melhor jeito de demonstrar para um usuário comum os benefícios de se migrar para um hardware mais moderno, além de esclarecer como ele pode aprimorar (e muito) o seu dia-a-dia. Por outro lado, o TUAW nota que ela representa o quão difícil está sendo para Intel a tarefa de determinar como seus produtos mais recentes são melhores que os mais antigos, por meio de “quantidade de desempenho”.

De qualquer forma, a Apple é uma empresa que sempre comparou o desempenho dos seus computadores através do uso de aplicativos comuns, especialmente quando apresentava seus Power Macs/Macs Pro para usuários profissionais. No passado, foram feitas até algumas comparações engraçadas entre máquinas PowerPC com PCs da própria Intel.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Usuário indignado clama por nova geração do MacBook Air com tela de 10,1 polegadas

Próx. Post

Inklet é um aplicativo que libera a Wacom que há nos trackpads multi-touch da Apple

Posts Relacionados