O melhor pedaço da Maçã.

Ideias para se digitar e executar ações com gestos em uma tablet

Por mais que a tal tablet que a mídia alega estar sendo desenvolvida pela Apple possa ser similar a um iPod touch e talvez até tenha base no mesmo sistema operacional, há algumas considerações especiais a se fazer quando se projeta um produto com uma tela bem maior que a desses aparelhos. Nesses casos, muitas outras coisas são possíveis e, julgando que o mundo não para de falar em uma tablet da Apple, já existem diversas opiniões sobre o que a firma de Cupertino poderá apresentar de novo na interface de usuário do seu novo produto.

Publicidade

As bases das muitas ideias que surgiram são as formas de se digitar textos e executar gestos em uma tablet, sendo possível constatar algumas sugestões um tanto curiosas. Dado que uma tablet possui uma tela bem grande onde você possui liberdade de interação com os dedos, é pouco provável que a Apple faça uso de soluções como teclados físicos ou dispense a possibilidade de o usuário inserir textos em conteúdo. Nesse ponto, seria totalmente normal que a Apple continuasse com o modelo de teclado virtual criado para o iPhone OS — o que seria interessante, julgando que teríamos mais espaço para digitar.

Mas há outras ideias rolando por aí: e se a Apple levasse a sua tecnologia de controle por voz introduzida no iPhone 3GS para possibilitar a inserção de textos falados pelo usuário? Até o Mac OS X possui uma interface de comandos por voz que permanece igual há anos, então por que não esta ser a sua próxima evolução? De qualquer forma, mesmo que não exista reconhecimento de fala para entrada de textos na futura tablet, há fortes chances de que ele esteja presente de alguma forma, e já ajudará muito automatizando a execução de tarefas.

Outra proposta feita pelo Gizmodo seria uma adoção do conceito da tablet Courier (Microsoft), baseando a entrada de texto em uma tablet num formato tão natural quanto a escrita à mão por parte do usuário. A única questão aqui é se a Apple irá contra os conceitos que introduziu no iPhone e adotará uma solução baseada em styli, pois dedos nem sempre dão conta de escrever. O fato é que ela possui muitos experimentos com reconhecimento de escrita e a sua já existente tecnologia Ink, já a caminho de serem patenteados e, quem sabe, integrados a uma tablet para tornar a escrita à mão em dispositivos móveis muito melhor do que foi no Newton.

Saindo da parte de escrita, é importante lembrar que, com uma tela maior disponível para interação do usuário, outros gestos com os dedos são possíveis. Não é de hoje que a Apple investe em meios de levar a sua tecnologia multi-touch para um novo nível, então, se ela está desenvolvendo uma tablet, por que não integrar novas funções nessa área? Desde que adquiriu a FingerWorks, há alguns anos, muitas outras funções surgiram além dos seus tradicionais gestos implementados no iPhone, e os rumores já sugerem que o site dela foi fechado para proteger algumas delas.

Publicidade

O CrunchGear analisou as possíveis implementações de gestos que talvez serão inéditas na tablet da Maçã, indo além dos tradicionais diagramas de patentes. Até um vídeo especial foi produzido com base nesse estudo:

Publicidade
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=XpKBHaMIBCY[/youtube]

Então, com tantas ideias aparecendo sobre uma tablet por aí, qual devemos apoiar? Bom, talvez eu esteja errado, mas é bom ter cuidado com como esse assunto de tablet está fazendo barulho por aí porque, até que a Apple prove o contrário, parte do conteúdo que está surgindo sobre o assunto faz especulações sobre um produto que, para efeitos práticos, ainda não existe — inclusive legalmente.

Por mais que eu adoraria comprar uma tablet com uma maçãzinha mordida estampada atrás, ainda não estou com expectativa alguma por ela, mesmo com tantas especulações acerca do lançamento desse produto. Ok, ok: a minha conduta é pessimista. Mas veja pelo lado bom: se a Apple lançar uma tablet, alguma coisa nela me deixará impressionado. Do contrário, eu não terei nenhuma decepção, conforme eu imagino que quem está por trás de tantas especulações provavelmente terá.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Lá vamos nós: Psystar oficializa apelação ao processo da Apple na justiça norte-americana

Próx. Post

Steve Jobs entra para a lista das 100 personalidades mais influentes no Brasil e no mundo da ISTOÉ

Posts Relacionados