O melhor pedaço da Maçã.

Simulações com aplicativos científicos comprovam enorme aumento de desempenho usando OpenCL

Um dos motivos pelos quais a Apple implementou a tecnologia OpenCL no Snow Leopard é para atender à crescente demanda por poder computacional em aplicações científicas, em áreas como matemática, engenharia, astronomia, química e biologia. Utilizando a GPU dos computadores modernos como um segundo processador, nós já sabemos que é possível atingir ganhos enormes em poder de processamento na execução de qualquer aplicativo, beneficiando todos os usuários.

Publicidade

No entanto, em aplicações mais exigentes com fins científicos, pesquisadores têm constatado ganhos de desempenho muito altos ao utilizar GPUs modernas para fins computacionais gerais. Um artigo recentemente produzido pela MacResearch.org comprovou isso ao apresentar os resultados de uma simulação realizada com um software de astronomia, destinado à visualização de efeitos físicos com modelagem gráfica em tempo real.

O sistema usado durante os testes foi um IBM Blade QS22 com 16GB de RAM, processador AMD Phenom quad-core de 2,5GHz e mais dois processadores Cell BE de 3,2GHz cada, além de uma GPU NVIDIA Tesla C1060. Com esse hardware, um determinado aplicativo compilado para tirar proveito dos dois chips Cell foi 25 vezes mais rápido na apresentação de resultados gráficos quando comparado com a CPU processando tudo sozinha. O mesmo software foi compilado para trabalhar com a GPU Tesla e foi 4% mais veloz do que os chips Cell durante a execução da mesma tarefa.

Tal aumento de performance poucas vezes foi visto ao se trabalhar com aplicações bastante otimizadas para tirar proveito de certos tipos de hardware, mas não para por aí: quando comparada com tecnologias proprietárias para computação paralela (como a CUDA, da NVIDIA), OpenCL também é um pouco mais veloz. Isso é particularmente interessante para empresas e centros de pesquisa, ainda mais julgando que OpenCL pode ser usada não apenas no Mac OS X Snow Leopard, mas também em sistemas Linux (como foi o caso do teste acima) e Windows.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Produção limitada de telas OLED indica que iTablet poderá ter uma LCD convencional

Próx. Post

Acabou a angústia: Apple convida imprensa para evento no dia 27 de janeiro

Posts Relacionados