O melhor pedaço da Maçã.

Saiba como usar e personalizar as Ações Rápidas no macOS Mojave

macOS 10.14 Mojave

Entre as novidades do macOS Mojave, lançado no fim do mês passado, comentamos que o Finder recebeu um novo recurso bem interessante, chamado “Ações Rápidas”. Basicamente, essa opção permite editar um arquivo a partir de uma série de ações pré-configuradas diretamente do explorador; essas ações também podem ser personalizadas e você pode adicioná-las de acordo com a sua necessidade.

Publicidade

Ações Rápidas são fluxos de trabalho que podem ser adicionados ao Finder, à Touch Bar e ao menu Serviços. Você pode gerenciar as Ações Rápidas nas Preferências do Sistema.

Antes de entender como personalizar o recurso, imagino que você deva estar se perguntando onde estão essas Ações Rápidas e por que você ainda não as viu mesmo já tendo atualizado para o macOS Mojave 10.14. Para visualizá-las, você deve, primeiro, verificar qual o modo de exibição dos arquivos no Finder:

  • Se os itens estiverem exibidos como Ícones ou Lista, basta clicar com o botão direito do mouse (ou com dois dedos no trackpad) em cima de um arquivo e acessar o menu “Ações Rápidas”.
  • Caso o modo de exibição esteja como Colunas ou Galeria (que substituiu o Cover Flow), as ações rápidas estarão localizadas no canto inferior direito do Finder, abaixo dos dados do arquivo selecionado.

Por padrão, o Mojave possui quatro ações rápidas pré-configuradas. São elas: girar, marcar, recortar e criar PDF. Logo, se você precisava acessar algum aplicativo para realizar algumas dessas ações, agora é possível executá-las rapidamente a partir do Finder, sem abrir nenhuma janela a mais.

Digamos que você trabalhe com fotos e precise, constantemente, converter o formato de imagens para JPEG. Em algumas situações, basta modificar o final do arquivo para .jpeg no Finder que a imagem será convertida. Contudo, se você criar uma Ação Rápida para essa tarefa, nunca mais precisará editar manualmente o formato do arquivo — e nem utilizar um app para isso.

Para criar e adicionar novas Ações Rápidas ao Finder, nós vamos utilizar o utilitário Automator do macOS, no qual são criados novos fluxos de trabalho para aumentar a produtividade no Mac. Para criar novas Ações Rápidas no Automator, siga as instruções abaixo:

  1. Ao abrir o utilitário, provavelmente uma janela de seleção de documento do Finder aparecerá. Clique em “Novo Documento”, no canto inferior esquerdo da janela.
  2. Em seguida, o Automator pedirá para você escolher o tipo de documento que deseja criar. Selecione “Ação Rápida” e clique em “Escolher”.

    Criando Ações Rápidas no macOS Mojave

  3. Na barra lateral do Automator, você verá uma série de opções de ações disponíveis para arquivos e pastas, calendário, contatos, filmes, fotos e assim por diante. No nosso caso, queremos adicionar uma ação relacionada a conversão de imagens; portanto, no menu lateral selecione “Fotos”.
  4. Observe todas as ações relacionadas a fotos do macOS; algumas são próprias do sistema e outras são fornecidas a partir de serviços de aplicativos que você tem instalado. Para converter imagens, o app Pré-Visualização possui um recurso chamado “Alterar Tipo de Imagens”; selecione-o na barra lateral e arraste para a área em branco para criar um fluxo de trabalho.
  5. O Automator irá exibir uma mensagem de alerta confirmando a finalidade daquela ação; clique em “Adicionar” e um fluxo de trabalho será exibido na tela.
  6. Em seguida você poderá editar a forma como deseja que a ação seja cumprida. Como queremos criar uma ação rápida, devemos incluir uma ação que esteja à distância de um clique. É possível apagar o passo “Copiar Itens do Finder” selecionando-o com o mouse e apertando a tecla “Delete”; assim, apenas a opção “Alterar Tipo de Imagens” ficará disponível.

    Criando Ações Rápidas no macOS Mojave

  7. Em “Alterar Tipo de Imagens”, selecione o formato para o qual você deseja converter as imagens. No nosso caso, selecionamos o formato JPEG. Caso queira, personalize o comando com o ícone e/ou a cor que você desejar. Na opção “O Fluxo de Trabalho recebe o(a) atual”, selecione “Automático (arquivos ou pastas)”.

    Criando Ações Rápidas no macOS Mojave

  8. Feito isso, basta acessar o menu Arquivo, na barra superior, e clicar em “Salvar…”. Insira um nome para a ação, como “Converter para JPEG” e selecione “Salvar”.

    Criando Ações Rápidas no macOS Mojave

  9. Nas Preferências do Sistema, clique em Extensões e, em seguida, selecione “Finder”. A ação que você acabou de criar provavelmente estará desmarcada; marque a caixa de seleção e a ação estará pronta para ser rapidamente acessada pelo Finder.

    Criando Ações Rápidas no macOS Mojave

Como dissemos, o sistema já possui algumas ações pré-configuradas com base nos serviços oferecidos pelos apps nativos do macOS ou de terceiros. Caso você deseje acrescentá-las às ações do Finder, basta selecionar aquelas que você utiliza nas Preferências do Sistema.

·   •   ·

O que achou do recurso Ações Rápidas do macOS Mojave? Esperamos que este tutorial tenha lhe ajudado a usar e a personalizar as suas ações favoritas. Se você tiver alguma outra dúvida sobre recursos ou serviços do macOS, do iOS, do watchOS ou do tvOS, basta acessar nossa seção de tutoriais. 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mural MM, edição XLIV

Próx. Post

Divertidos e fáceis de usar: veja como criar o seu Memoji

Posts Relacionados