Quer ajudar a construir um cliente de email ainda melhor para o Mac OS X?

Confesso que fiquei bastante satisfeito quando vi que mais da metade dos nossos leitores usa aplicativos nativos de sistemas operacionais — seja no desktop, seja no smartphone — para ler emails, julgando que eu conheço muita gente que condena essa prática. Mas por que essas pessoas fazem isso, afinal de contas?

Puxa, o Mac OS X possui tantas tecnologias que podem ajudar a tornar a escrita de emails mais eficiente e intuitiva, sem falar que, em plataformas como Android e iPhone OS, muita gente acredita que a melhor solução para leitura de emails vem por padrão nesses dispositivos. Mas para outros usuários, o mesmo não acontece no desktop, então o que há de errado em aplicativos como o Mail.app?

Bom, eu confesso que tenho algumas queixas a fazer para a Apple sobre ele — e olha que ele é o melhor cliente de email desktop que eu já encontrei por aí, do qual posso citar diversas qualidades. Além de ele assumir um comportamento estranho em algumas situações — como esta, citada por um leitor nosso no Twitter, mais cedo —, acredito que ele não atenda totalmente às minhas necessidades em todas as situações nas quais preciso ler e escrever emails.

Ele possui tudo o que você espera de um moderno cliente de email para composição de mensagens, incluindo escrita com correção ortográfica, anotações, organizador (básico) de tarefas, modelos especiais de mensagens e por aí vai. No entanto, ele não consegue se adaptar às necessidades de quem realiza tarefas especiais durante o dia, como criar estilos especiais de mensagens (algo que pode ser útil para designers) e trabalhar com ferramentas avançadas de edição para facilitar a colaboração com outros usuários — ou integrar-se a serviços online.

Tais falhas de adaptação a diferentes tipos de usuários também podem ser constatadas em como ele se comporta no lado de leitura de mensagens, mas, no geral, o que eu acho errado no Mail do Mac OS X é o fato de ele oferecer um conjunto bem vasto de boas funções em uma estrutura que mudou poucas vezes em relação à sua versão original, sem falar que ela não se adapta a diversos tipos de usuários. Entretanto, devido a ele oferecer bons recursos, acaba não fazendo muita diferença para mim que ele mude, no fim das contas.

De qualquer forma, é fato que existe espaço no mundo de aplicativos para Mac destinado a um cliente de email ainda melhor para o sistema da Apple. Eu até diria que estou curioso pelo Outlook 2010 prometido pela Microsoft para o próximo Office, mas me animei muito mais com a ideia de um desenvolvedor da Newsgator, que é formar uma comunidade por trás de um novo cliente de email desktop open source para o Mac OS X, capaz de atender às necessidades de qualquer pessoa que precise escrever mensagens para outros indivíduos (incluindo para blogs) e continue integrado aos principais serviços do sistema.

Ele já começou uma mailing list para recolher contribuições/ideias de usuários sobre esse novo produto e, mesmo que você não seja desenvolvedor, também contribuir com a sua própria opinião acerca do que sairá deste projeto. Caso tenha interesse em participar da empreitada, basta conferir as primeiras instruções que ele sugeriu em seu blog e começar a interagir com os atuais participantes dele. Talvez em breve vejamos um novo cliente de email capaz de surpreender os usuários de Mac, saindo desse esforço. 😉

Posts relacionados

Comentários