O melhor pedaço da Maçã.

BumpTop: uma mesa diferente, totalmente tridimensional, para o seu Mac

A Mesa (ou Desktop, em inglês) é uma parte do sistema operacional da Apple que quase não sofreu alteração desde a sua criação: sempre foi uma superfície, uma coisa plana bidimensional onde você coloca os ícones que são mais usados e nada mais.

Publicidade

O BumpTop veio para mudar este paradigma e resolveu elevar a mesa do seu Mac a um novo nível: o tridimensional! Falamos sobre ele no ano passado quando foi lançado para o Windows 7, mas agora ele chega em fase beta também ao Mac OS X.

Com o BumpTop, sua mesa ganha paredes e chão, ficando disponíveis para se colocar qualquer objeto, tornando-se assim mais quatro “mesas” em uma só. É possível isolar a visão de cada parede/chão com dois cliques, oferecendo assim uma visão mais tradicional. Cada plano pode receber um papel de parede distinto, o que abre algumas possibilidades interessantes de customização.

Mas não é só a tridimensionalidade que o BumpTop traz de novidade: outro recurso interessante é a possibilidade de criar pilhas a partir de objetos na mesa. Existe uma forma automática e uma manual. A automática, acessada pelo menu contextual, cria pilhas de acordo com o tipo do arquivo: JPGs, PDFs, etc. O que não couber em uma categoria é colocado em uma pilha chamada “Misc” (diversos). A forma manual, mais interessante, é feita selecionando os arquivos e clicando no botão criar pilha que aparece. Para dar um nome a ela, basta selecioná-la e apertar Enter. Para quebrá-la, selecione-a e clique em “Break” no menu que se abre.

Publicidade

Além do recurso de empilhamento, o BumpTop traz um mini aplicativo de notas e a possibilidade de desfazer as (várias) modificações que acontecem na mesa. A versão paga ainda traz suporte a multi-touch, busca bastando digitar a palavra, stickies ilimitados e flip através da pilha.

BumpTop coloca a sua mesa em três dimensões
BumpTop coloca a sua mesa em três dimensões

Preparei um vídeo demonstrando algumas funcionalidades. Há também uma demonstração na página do desenvolvedor explicando cada uma das funcionalidades do BumpTop. Divirta-se:

Publicidade
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ObUZSIisefw[/youtube]

O BumpTop Pro custa US$30, mas sua versão trial (gratuita) pode ser baixada aqui (DMG, 23,6MB).

[obrigado a todos que nos enviaram esta dica nos últimos dias!]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vimeo também lança player de vídeos baseado em HTML5; quer dar adeus ao Flash

Próx. Post

Apple estaria em negociações de última hora com AT&T e Verizon para a sua tablet

Posts Relacionados