O melhor pedaço da Maçã.

Depois de dois anos, iTunes (Movie) Store volta a crescer nos Estados Unidos

Ícone iTunes 10

A Apple conseguiu dar uma reviravolta no mercado estadunidense e aumentou o market share da iTunes (Movie) Store, coisa que não acontecia desde 2009.

Publicidade

Segundo uma pesquisa realizada pela iSuppli, no primeiro semestre de 2011 a Maçã aumentou sua participação no mercado em 0,9 ponto percentual, saltando agora para 65,8%. No mesmo período, entre 2009 e 2010, a empresa perdera 11,9 pontos percentuais.

A Apple manteve a liderança do mercado, apesar de a Netflix não aparecer nessa pesquisa — talvez porque a empresa somente trabalhe com streaming e aluguel de DVDs, e não com venda direta.

Ranking do mercado de filmes — iSuppli

“A expansão na liderança de mercado da iTunes (Movie) Store representa uma conquista notável em função da intensificação da concorrência a partir de uma série de rivais agressivos”, disse o diretor de pesquisa de mídia digital da IHS, Arash Amel. “Muito do sucesso da loja pode ser atribuído ao uso crescente do sistema AirPlay, que permite o streaming de vídeo para dispositivos eletrônicos de consumo, incluindo televisores (através do Apple TV, diga-se de passagem). Isso ampliou o alcance da loja para novas plataformas, aumentando as vendas dos filmes a partir do sistema.” Os descontos oferecidos na loja e a base de usuários de iPads também são fatores que ajudaram o crescimento.

Publicidade

Outro serviço que cresceu bastante foi o Vudu, da Walmart. A plataforma agora possui 5,3% do mercado dos Estados Unidos, enquanto detinha apenas 1% no primeiro semestre de 2010. Já o Zune Video Marketplace, da Microsoft, caiu 2,3 pontos percentuais. A Sony, com seu PlayStation, teve a maior queda: 3,8 pontos. Por outro lado, a Amazon.com avançou e ganhou 2 décimos de ponto percentual.

A performance do Vudu pode ser destacada pelos seguintes fatores: boa experiência, uma interface agradável e preços atraentes. A Microsoft, que se focou bastante no Kinect nos últimos meses, vendeu menos Xboxes 360. A Sony perdeu bastante mercado, principalmente devido à popularidade do Vudu e pelos problemas de segurança enfrentados pela empresa.

Publicidade

Pena ainda não podermos contar com esses serviços no Brasil. Só nos resta esperar. 🙁

[via iPodNN]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

BOOM: analista espera que a Apple venda quase 22 milhões de iPads no final de 2011

Próx. Post

Confira um infográfico bem bacana do Instagram

Posts Relacionados