Segundo Gene Munster, analista da Piper Jaffray, apostar contra a iPad agora é uma roubada. Ele acredita que, em seu primeiro ano de vendas, o novo gadget venderá 3,5 milhões de unidades, podendo chegar à marca dos 4 milhões. Tal previsão praticamente dobra o número antecipado (1,9 milhão), quando acreditava-se que a tablet da Maçã fosse custar pelo menos US$600 — o “desconto” de US$100 poderá influenciar substancialmente nas vendas.
Contudo, pode levar tempo para o novo segmento que a Apple criou ontem (entre smartphones e notebooks) se solidifique. “Mensuramos entusiasmo para o primeiro ano do aparelho (2010), mas esperamos que 2011 seja um ano de superação para a iPad, somando US$4,6 bilhões (7,5%) aos lucros”, disse Munster. “Os negócios da iPad podem levar um ano para se solidificarem, mas os vemos como um tema inevitável para acionistas, dado seu possível impacto em 2011.” A estimativa do analista é que 8 milhões de iPads sejam vendidas no ano que vem.
O consenso em Wall Street, porém, chega a ser mais otimista: a tablet alcançará uma marca entre 4 e 5 milhões de unidades comercializadas apenas este ano. Contudo, após usar o produto no evento “Latest Creation”, Munster adicionou que a iPad poderá canibalizar vendas de iPods touch: 1,8 milhão de PMPs seriam vendidos a menos, por causa da tablet.
Segundo Munster, “o gadget é um aparelho móvel premium, não um computador; dessa forma, esperamos que alguns compradores de iPods touch deem um passo adiante pela iPad, mas consumidores procurando por um computador portátil provavelmente se aterão à linha de MacBooks.” Parece que eu e Munster concordamos nisso. 😉
[via AppleInsider]