O melhor pedaço da Maçã.
iOS 16.4

iOS 16.4 terá notificações para web apps, novos emojis e mais

Também há uma reformulação do app Podcasts, suporte a 5G Standalone e muitas outras mudanças menores!

A Apple liberou hoje a primeira versão beta do iOS 16.4 e, ao contrário do iOS 16.3 (que veio com pouquíssimas novidades), a futura versão do sistema operacional móvel da Maçã chegará com algumas mudanças importantes e bem-vindas.

Publicidade

Entre as inovações da nova versão, estão uma mudança na forma como as betas para desenvolvedores são distribuídas, a chegada de notificações push para web apps, novos emojis e outras novidades.

Vamos à lista?

Mudança na distribuição das betas

Com o iOS 16.4, ficará mais fácil instalar as versões beta para desenvolvedores do iOS. A opção para download aparecerá diretamente na seção “Atualização de Software”, nos Ajustes — o que tornará o processo de instalação tão simples quanto já é nas atualizações públicas.

Publicidade

Como nem tudo são flores, no entanto, a opção só estará disponível para participantes do Apple Developer Program, estando atrelada diretamente ao ID Apple de quem paga os US$100 anuais requeridos pela Maçã para participar do programa de desenvolvimento.

Até o momento, os perfis de configuração das versões beta para desenvolvedores — os quais permitem que qualquer um consiga instalar tais versões em seus aparelhos com alguns passos adicionais — continuarão funcionando, mas não por muito tempo.

Nova seção para instalação de betas
Imagem: MacRumors

A Apple deixou claro que os perfis não concederão mais acesso às betas em futuras versões do sistema, de modo que quem não tiver seu ID Apple vinculado ao Apple Developer Program apenas verá na seção a opção para instalar a versão beta pública.

Publicidade

Isso significa que as betas para desenvolvedores estarão restritas a quem pode pagar “por elas” — embora, por outro lado, o sistema em fase embrionária (com todos os seus perigos) não vá mais parar facilmente nas mãos de usuários comuns.

Notificações push em web apps

Aplicativos web não são nenhuma novidade no iOS mas, a partir do iOS 16.4 e do Safari 16.4, eles ganharão um importante incremento que facilitará bastante a vida de usuários e ajudará desenvolvedores: a possibilidade de receber notificações push.

Como o Safari não permite notificações para sites na sua versão móvel, sempre foi um problema para pessoas que adicionam apps da web (como o Twitter) a falta de algum tipo de comunicação por parte do app quando fora do software.

Publicidade

Para os web apps, as notificações funcionarão exatamente como em outros aplicativos, aparecendo na tela bloqueada, na Central de Notificações e até mesmo no Apple Watch.

Elas também contarão com a “bolinha” vermelha indicando o número de notificações não lidas e estarão integradas ao modo Foco, permitindo que o usuário defina quando e de qual site quer recebê-las.

A solicitação para o envio de notificações, no entanto, só acontecerá em resposta a uma interação direta do usuário, como um toque em um botão para se inscrever. Dada a permissão, o usuário poderá gerenciá-la normalmente nas configurações das notificações (dentro dos Ajustes), como em qualquer aplicativo.

Ainda nesse tópico, também será possível adicionar web apps a partir de navegadores de terceiros — opção que aparecerá no menu de compartilhamento.

Novos emojis

A chegada de novos emojis nunca significa algo ruim e teremos algumas novidades no iOS 16.4 — o que repetirá a estratégia da versão passada, de adicionar novos emojis na quarta grande atualização secundária do sistema operacional.

Entre as novidades da futura versão, estão um rosto trêmulo e corações em três novas cores: cinza, azul claro e um completamente rosa (que foi bastante pedido). Também há dois emojis representando mãos em uma visão lateral.

Novos emojis no iOS 16.4
Imagem: Emojipedia

Na categoria animais e natureza, temos a chegada de um burro, um alce, um ganso, uma asa, uma água viva, bem como uma vagem de ervilha e até mesmo um gengibre. No campo das coisas e símbolos, temos uma escova de cabelo, um leque dobrável, uma flauta e o símbolo representando redes sem fio.

Como sempre, esses são os designs primários dos emojis, que podem sofrer alterações futuramente, quando eles forem lançados para o grande público em suas versões finais no iOS 16.4.

App Podcasts

Um pouco “abandonado” pela Apple em recentes atualizações, o aplicativo Podcasts ganhará algumas boas novidades, as quais chegarão tanto no iOS 16.4 quanto no iPadOS 16.4 e no macOS Ventura 13.3.

A primeira delas é a adição da seção “Canais” na biblioteca, a qual reunirá todos os canais de podcasts do usuário em um só lugar. Os canais, para quem não sabe, são um recurso usado por criadores para reunir todos os seus programas em uma só seção.

Com a mudança, assim que o usuário assistir a determinado programa que faça parte de um canal, ele será adicionado automaticamente à nova seção. Enquanto os canais assinados pelos ouvintes estarão na parte superior, a parte inferior abrigará canais de programas gratuitos que eles seguem.

A seção “Seguintes” também será alvo de algumas mudanças e passará a incluir também episódios de programas que as pessoas não seguem, mas que foram escutados por eles — e não somente aqueles que foram salvos na biblioteca. Há algumas ferramentas para que os usuários gerenciem tal fila, como uma opção para remover o episódio em questão.

Quando o ouvinte reproduzir um episódio sem seguir o programa, ele permanecerá na seção “Seguintes” até que seja reproduzido, marcado como reproduzido ou removido. Esses episódios aparecerão na parte inferior da seção, enquanto os de programas seguidos e de episódios salvos aparecerão no topo.

Por fim, também haverá melhorias na forma como os episódios são apresentados (com a indicação de quantos episódios estão disponíveis, por exemplo), bem como a chegada das seções “Seguintes” e “Explorar” ao CarPlay.


Ícone do app Apple Podcasts
Apple Podcasts de Apple
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 3.8.8 (3 MB)
Requer o iOS 10.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Outras novidades

Algumas novidades menores também chegarão ao sistema, como mudanças simples no app TV, no Mensagens e o suporte ao 5G Standalone.

App Casa

Como esperado, voltará a ser possível atualizar a arquitetura do HomeKit nas configurações do aplicativo Casa (Home). Essa opção havia sido retirada após a grande quantidade de bugs que a nova arquitetura estava causando em sistemas de automação de usuários.

A opção para a atualização estará disponível na seção “Atualização de Software” do aplicativo, com um destaque para a informação de que há uma atualização disponível para a Casa, bem como um link para que os usuários leiam mais sobre a novidade.


Ícone do app Casa
Casa de Apple
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 2.0 (1.6 MB)
Requer o iOS 10.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

App TV

Não foi só o aplicativo Podcasts que ganhou uma mudança na seção “Seguintes”, mas também o app TV. Como mostrou Benjamin Mayo, o menu de contexto que permite realizar ações para determinado episódio agora pode ser acessado tocando em um ícone de três pontos — e não apenas pressionando, como antes.

Além disso, ele aparentemente ganhou mais duas opções em relação às que estavam disponíveis antes: uma para baixar e outra para ver detalhes sobre o episódio selecionado.

Além disso, o app TV no tvOS ganhou a correção para o problema que fazia a biblioteca demorar bastante tempo para ser carregada, como noticiamos aqui.


Ícone do app Apple TV
Apple TV de Apple
Compatível com iPadsCompatível com iPhones Compatível com o Apple Vision Pro
Versão 1.8 (790.5 KB)
Requer o iOS 10.2 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

5G Standalone

Outra novidade que chegará com o iOS 16.4 é o suporte ao 5G Standalone (SA). De acordo com o 9to5Mac, a novidade poderá ser limitada a modelos mais recentes do iPhone ou até mesmo apenas à linha iPhone 14 – como ocorreu com a mais nova linha Galaxy (da Samsung).

Permitindo que o smartphone atinja velocidades de até 3Gbps e com menor latência, o 5G SA em iPhones é bastante aguardado no Brasil. Em setembro passado, foi anunciado que a Apple e as operadoras do país estavam trabalhando visando esse suporte.

Preview de links do Mastodon no Mensagens

Usuários do Mastodon agora contam com uma experiência semelhante à que se tem no Twitter ao compartilhar um link da rede social no app Mensagens, com a chegada do suporte a visualizações avançadas de conteúdos que são publicados na rede social.

Agora, a pré-visualização rica exibe tanto a imagem da publicação em tamanho grande quanto o seu texto — isso diretamente na mensagem, sem que o usuário precise tocar no link para ter acesso ao conteúdo.


Ícone do app Mastodon
Mastodon de Mastodon gGmbH
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 2024.3 (58.3 MB)
Requer o iOS 16.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app Mensagens
Mensagens de Apple
Compatível com iPadsCompatível com iPhones Compatível com o Apple Vision Pro Compatível com Apple Watches
Versão 2.6 (1.7 MB)
Requer o iOS 10.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

App Atalhos

O aplicativo Atalhos (Shortcuts) ganhou a opção de desativar e ativar o Stage Manager (no iPadOS), bem como a exibição da Tela Sempre Ativa nos iPhones 14 — ela também poderá ser ativada ou desativada a depender do Foco escolhido pelo usuário.


Ícone do app Atalhos
Atalhos de Apple
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 2.2.2 (142.8 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

App Carteira

Por fim, vale destacar que o aplicativo Carteira (Wallet) ganhou um widget para rastreamento de pacotes, o que permitirá acompanhar suas encomendas diretamente da tela de Início.


Ícone do app Apple Wallet
Apple Wallet de Apple
Compatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 1.3.4 (1.5 MB)
Requer o iOS 10.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

O que acharam das novidades? Prontos para a nova versão do iOS?

via MacRumors [1, 2, 3], MacStories

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Renders mostram como poderá ser o “iPhone 15 Pro” [atualizado]

Próx. Post

Promoções na App Store: Stream Music Player, Remote Mouse and Keyboard Pro, iKanji Study Japanese Kanji e mais!

Posts Relacionados