Market share do iPhone: aumentou ou diminuiu?

Num mesmo dia, duas pesquisas do segmento de smartphones revelaram dados contraditórios acerca do iPhone: uma diz que a Apple conquistou terreno, enquanto outra afirma que ela teria recuado no último trimestre de 2009.

De acordo com a ABI Research, a Apple tem agora uma fatia de 16,6% do mercado global de smartphones — contra 18,1% no Q3 ’09. No período, o segmento teria crescido 26% no geral, mas o iPhone “apenas” 18% (lembrando que a Apple vendeu 8,7 milhões de aparelhos). Para a firma de pesquisas, os maiores culpados por isso teriam sido Google Android e talvez até o Nokia Ovi.

Enquanto isso, a Strategy Analytics diz que o market share da Apple no segmento chegou a 16,4% no Q4 ’09 — contra 10,8% um ano antes, isto é, o crescimento foi de 52%. Ou seja, os números de mercado quase batem, mas uma firma preferiu destacar a variação trimestral, enquanto a outra, a anual — puro interesse/luta por cliques, é claro.

A cerca de quatro meses da WWDC, já começa agora uma expectativa muito grande para a chegada da próxima geração do iPhone — sem falar, ainda, do seu firmware 3.2 e/ou 4.0. A tendência, considerando que a Apple mantenha a sua tradição de lançamentos anuais na mesma época, é que as vendas diminuam bastante agora, mas explodam com o anúncio do novo produto. O que será que vem por aí?

Posts relacionados

Comentários