O melhor pedaço da Maçã.

Por que desenvolver hardware próprio é importante para a Apple?

Chip Apple A4

Desde que publicamos um apanhado geral sobre o Apple A4, há alguns dias, a sua revelação foi um assunto tão destacado pelos principais sites de tecnologia quanto o próprio produto criado com base nele — o iPad. Após o seu lançamento, muita gente se mostrou apreensiva no que o desenvolvimento interno de semicondutores poderá proporcionar à Apple no futuro, e com razão — ela é uma das poucas empresas que, aos poucos, está tomando o seu próprio caminho para criar hardware estritamente adaptado para o seu próprio software.

Publicidade

Mas por que isso é tão importante para a Apple?

A razão disso parte dos mesmos motivos pelos quais o Mac é bem-sucedido na indústria: está relacionada a encontrar o jeito certo de se desenvolver hardware que funcione perfeitamente com o software escrito para ele. O A4 é apenas uma das criações da Apple que mostram a sua preocupação nessa área, porém apenas se mostrou direcionado para dispositivos móveis até o momento — que talvez incluirão iPhones e iPods touch no futuro.

Desde o lançamento do primeiro iPhone, quem fornece os processadores dos gadgets da Apple é a Samsung, mas acredita-se muito que isso irá mudar no futuro. A fabricante do smartphone adquiriu um nível considerável de experiência em fabricação de semicondutores quando trouxe para a sua equipe de hardware a P.A. Semi, em 2008. Na época dessa aquisição, muita gente acreditou erroneamente que a Maçã iria encerrar suas relações com a Intel, mas isso sumiu de cena meses mais tarde, quando ela contratou um ex-IBM para formar uma equipe de engenharia de hardware para dispositivos móveis — além disso, alguns dos engenheiros da antiga P.A. Semi que trabalhavam com computadores já deixaram a Apple.

Publicidade

Assim como alguns analistas, eu acredito que o grupo criado pela Apple para lidar com custom silicon trabalhará exclusivamente em hardware para dispositivos móveis, sendo o A4 a sua primeira grande criação. Diferente das soluções que usadas em iPods e iPhones, ele reúne todas as funções primordiais de um computador num único chip — incluindo processamento, gráficos e controle de memória —, permitindo o alcance de um nível de desempenho que, conforme um executivo da empesa afirmou na introdução do iPad, não pode ser atingido por nenhum outro meio.

Publicidade

Ver a própria Apple criando hardware e software para um dispositivo com o iPad significa que ela é capaz de garantir o perfeito funcionamento dele sem depender de intermediários, além de poder garantir sua boa autonomia de bateria — que poderia ser ainda melhor, caso sua tela não fosse tão exigente de energia. Tal preocupação nessa área e a prioridade em anunciar o A4 publicamente são indicativos de que a empresa possui a chance de criar dispositivos móveis muito melhores dessa maneira do que confiando em hardware de terceiros, conforme ainda acontece com iPhones e iPods touch.

Contudo, essa preocupação não deve ser estendida para o Mac, ao menos no que diz respeito ao A4 ou à equipe de semicondutores que a Apple possui internamente. É importante ressaltar, mais uma vez, que ela possui um bom relacionamento com a Intel: nos últimos cinco anos, nenhuma fabricante de PCs deve ter elogiado tanto o trabalho dela em público quanto a Apple, por meio das suas apresentações. Quem acompanhou a transição dos Macs a partir da arquitetura PowerPC sabe que ambas trabalharam juntas para preparar hardware e software que funcionassem da melhor forma possível na nova geração de computadores da Maçã.

Além disso, 2010 será o terceiro ano consecutivo em que a Apple deverá anunciar Macs Pro com novos processadores Xeon antes do previsto para o aparecimento em outras máquinas similares na industria. Esse tipo de exclusividade temporária prova que nada precisa mudar nesse sentido tão cedo — afinal de contas, o Mac OS X apenas se tornou Intel-only no ano passado, infelizmente deixando para trás máquinas PowerPC bastante poderosas. Ver a Apple e a Intel trabalhando desse jeito deve ser tão produtivo quanto se os Macs fossem criados por uma única empresa, algo que aparentemente não acontecia na parte de iPhones e iPods touch.

Para isso, foi criada uma divisão de hardware mais avançada para eles e para o iPad. Com ela, quem sabe veremos dispositivos móveis que sejam bem mais poderosos para a execução de aplicativos da App Store, além de contarem com maior autonomia de bateria — já pensou, um A4 dentro de um iPhone? Com o tempo, veremos que essas iniciativas entregarão maior integração de hardware e software ao redor de todos os produtos da Apple, abrangendo tanto Macs quanto dispositivos móveis em geral.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Microsoft ainda lidera em utilização de email e mensageiros instantâneos no Brasil, diz comScore

Próx. Post

Apple libera iPhone OS e SDK 3.1.3 para download [atualizado]

Posts Relacionados