Opera revelará uma nova versão do seu navegador móvel na semana que vem — sim, para o iPhone OS…

Ícone - Opera

Opera Mini 5 num iPhoneCriadora de um dos navegadores desktop mais conhecidos no mundo, a Opera anunciou hoje que agendou uma apresentação especial do seu novo navegador Mini 5 (em fase beta) para a Mobile World Congress 2010, que começará na semana que vem na cidade de Barcelona (Espanha). Embora isso possa parecer estranho para você, a empresa disse com toda a certeza em seu comunicado à imprensa que o produto irá rodar no iPhone OS a partir da nova versão — o que muita gente por aí já considera impossível.

Em meio aos recursos prometidos para o Opera Mini 5 não há nada que os usuários do navegador nos desktops já não conheçam, incluindo o Speed Dial (que oferece fácil acesso às páginas mais visitadas) e um sistema integrado de gerenciamento de senhas — que aparenta ir além do recurso AutoFill, do Mobile Safari. Ah, e falando no navegador da Apple, a Opera promete entregar aos usuários do Mini para iPhone uma performance seis vezes maior em relação à dele, através de tecnologias avançadas de compressão — mas nada de Flash Player, então não se anime nesse sentido.

Pessoalmente, não coloquei muita fé nesse anúncio inesperado da empresa, mas também não estou dizendo que ela não demonstrará o navegador Mini 5 em um iPhone na semana que vem. Isso ela fará com toda a certeza — e muitos jornalistas conhecidos no cenário móvel estarão lá para ver —, mas não há como garantir que a Apple demonstrará apoio a essa iniciativa ou se aprovará o aplicativo na App Store. O Firefox for Mobile foi alvo de rumores referentes a isso há um certo tempo, e até hoje só deu sinal de vida no Nokia N900, por exemplo.

Depois de termos visto casos de Google Voices da vida em 2009, é praticamente impossível convencer a Apple a aprovar um aplicativo que duplique algo que os seus iPhones e iPods touch já trazem por padrão — a não ser que a Opera esteja baseando o seu browser na mesma tecnologia do Mobile Safari e mais uma mudança ou outra, o que tornaria o ganho de performance anunciado por ela absurdo demais. O Engadget já posicionou uma opinião negativa acerca do tema, acreditando que a empresa apenas está fazendo isso para atrair gente aos seus produtos já disponíveis em outras plataformas móveis.

Bom, de uma coisa eu tenho certeza: na Cydia Store ele nunca aparecerá… 😛

Posts relacionados

Comentários