SAI: Google paga mais de US$100 milhões por ano para colocar seu sistema de buscas no iPhone

Recentemente, correu pela web um boato de que a Apple estaria negociando com a Microsoft a substituição do Google pelo Bing como sistema de buscas padrão do iPhone OS. Isso ainda não foi concretizado, mas também não foi desmentido — não sabemos o dia de amanhã, afinal.

Mas uma reportagem de hoje do Silicon Alley Insider revelou que Steve Jobs pode estar mesmo bastante satisfeito com o seu atual acordo com o Google. De acordo com uma fonte do veículo, a Apple obtém hoje mais de US$100 milhões por ano por isso — o que não é nada absurdo para ela, mas não deixa de ser significativo.

O que o artigo também cita é que a Apple praticamente já descartou a possibilidade de lançar um sistema de buscas próprio (Jobs até “brincou” com isso recentemente). Primeiro, é claro, porque o acordo com o Google já é muito bom — e ela provavelmente poderia angariar algo ainda melhor com a Microsoft. Depois, porque o segmento já estaria bastante saturado.

Mais uma vez, fala-se sobre um relacionamento cada vez mais conturbado entre Apple e Google. No lançamento do primeiro iPhone em 2007, por exemplo, uma parceria para a inclusão do Maps no sistema teria sido fechada em apenas duas semanas. Para o iPhone 3G com GPS, porém, as negociações entre as gigantes teriam durado pelo menos seis meses.

Posts relacionados

Comentários