O melhor pedaço da Maçã.

Microsoft revela Windows Phone (não Mobile) 7 em Barcelona

Como parte das suas novidades para o Mobile World Congress 2010, a Microsoft revelou a sétima geração da sua plataforma móvel para um auditório de jornalistas em Barcelona. Depois de anos adotando o nome Windows Mobile para seus lançamentos nessa área, a empresa decidiu mudar o nome do sistema para Windows Phone, refletindo melhor uma mudança geral que ela está promovendo para software e serviços nos smartphones baseados em sua própria tecnologia.

Publicidade
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=MdDAeyy1H0A[/youtube]

O novo sistema aparenta ser a primeira grande sacada da Microsoft após muito tempo no setor, pois foi reconstruído do zero pelos engenheiros da empresa. Conforme é possível notar no vídeo acima, a principal novidade do produto é uma nova interface, que tenta (e consegue) se desviar do estilo que os smartphones tomaram nos últimos anos com base no iPhone OS e no Google Android, bem como em outras plataformas móveis de grande peso.

Quem já viu o Zune HD em funcionamento notará algumas similaridades na interface do Windows Phone 7, que traz uma tela inicial única exibindo um condensado das novidades para o usuário com relação ao telefone, redes sociais, emails e outras tarefas importantes, podendo ser acessadas facilmente com toques e gestos que resultam em animações bem naturais. Todos os itens nela são dinâmicos e atualizados conforme novidades aparecem em segundo plano, sem falar que simplificam o acesso a todas as tarefas comuns dos smartphones por meio de áreas específicas (ou hubs).

Publicidade

Esses hubs serão responsáveis por reunir toda a interação dos usuários com múltiplas redes sociais, seja para contato e publicação de updates ou simplesmente para compartilhamento de fotos e vídeos. Além disso, a Microsoft criou outras quatro áreas específicas para oferecer todo o conteúdo do Zune Marketplace (músicas, filmes, TV, etc.), produtos de terceiros, acesso aos aplicativos do Office e até mesmo entretenimento na Xbox LIVE.

Além de oferecer uma experiência nova em termos de software e serviços para usuários, a Microsoft também pretende se tornar mais atenta com relação aos aparelhos que serão baseados em sua nova plataforma móvel. Não haverá mais personalizações específicas de operadoras e fabricantes no futuro, sem falar que os produtos baseados no Windows Phone 7 terão hardware rigorosamente selecionado pela gigante de Redmond, que deverá expor apenas três botões — Iniciar, Voltar e Buscar no Bing — abaixo da touchscreen, o principal (e talvez único) meio de interação com o novo sistema.

Publicidade

Os primeiros smartphones com o Windows Phone 7 aparecerão no mercado até o final de 2010.

[via Engadget]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

GSM Association anuncia aliança de 24 operadoras para nova plataforma de aplicativos

Próx. Post

Flash Player 10.1 será mais rápido no Mac OS X para animações gráficas

Posts Relacionados