Apple conquista nova patente sobre suas telas multi-touch

Tela multi-touch do iPad

A Apple conquistou ontem uma importante patente nos Estados Unidos, que praticamente cobre toda a tecnologia usada na produção das suas telas multi-touch (PDF, 2MB). O invento descreve desde o sensor capacitivo transparente usado para o reconhecimento de gestos até a própria touchscreen, configurada para reconhecer toques múltiplos e únicos através da associação de duas camadas de linhas condutoras que agem como sensor sob uma tela de vidro.

Junto disso, também foi discriminado pela empresa o funcionamento dessa tecnologia em diferentes métodos, incluindo a sua associação com diferentes displays, interfaces gráficas de usuário, reconhecimento de gestos através de implementações computacionais (ou seja, via software) e a sua atuação como parte essencial de um sistema computacional. A Apple também especifica no invento alternativas para identificar onde determinados objetos estão exercendo pressão sobre a tela, bem como o processamento de sinais digitais.

Embora esta não seja a primeira patente referente a este tema cuja aprovação a Apple consegue, sem dúvida ela é uma das que mais podem complicar a vida das suas concorrentes que produzem aparelhos com um tipo semelhante de tecnologia sensível ao toque. Isso ocorre porque ela engloba praticamente todos os processos usados na criação de hardware multi-touch em qualquer dispositivo, mesmo existindo formas de se contornar determinadas técnicas e, dessa maneira, produzir um tipo de tela capacitiva que não infrinja o design da Apple.

Além da patente descrita acima, a turma de engenheiros de Cupertino também protegeu outros inventos bastante importantes, cobrindo a nova interface da Apple TV, captura de imagens usado monitores como fonte de luz (para o Photo Booth e o iChat) e um modelo de mouse de baixo consumo de energia. Alguns designs de produtos também foram patenteados, incluindo os de iMacs e iPods classic.

[dica do Murilo78, via Macsimum News]

Posts relacionados

Comentários