O melhor pedaço da Maçã.

Steve Jobs também fez comentários sobre o Flash Player para o The Wall Street Journal, segundo rumores

Ao visitar a redação do The Wall Street Journal no início do mês, Steve Jobs teria voltado a falar negativamente sobre o Flash Player, segundo a Gawker. O executivo, que até hoje gera comentários na internet por conta do que supostamente falou aos seus empregados no campus da Apple sobre o plugin, também teria usado uma boa parte do seu tempo de reunião com a equipe do jornal para explicar os motivos pelos quais o mercado editorial deve evitar a principal tecnologia da Adobe para distribuir conteúdo.

Publicidade

O The Wall Street Journal é apenas uma das publicações que usa Flash como parte da sua estratégia de distribuição de conteúdo na web, o que leva a acreditarmos que, caso Jobs realmente tenha criticado o plugin na redação do jornal, provavelmente ele está fazendo o mesmo em todas as negociações. A Gawker sugere que o CEO tenha se referido negativamente ao Flash Player devido ao seu alto uso de CPU e como fonte de bugs e falhas de segurança, ressaltando que a Apple “não perde tempo com tecnologia antiga”.

Jobs também teria comparado a exclusão do Flash no iPad com outras coisas que a Apple abandonou em seus produtos, incluindo disquetes (com o lançamento do iMac), a própria FireWire 400 (que foi ideia dela, se não me engano) e CDs (que nem mesmo foram removidos de todos os Macs, mas o MacBook Air não está entre nós à toa). A justificativa é que o hardware usado pela empresa no iPad é bastante eficiente para tirar proveito das tecnologias que ela já usa no iPhone OS, de forma que incluir um plugin como o Flash no seu estado atual influenciaria na sua autonomia de bateria para navegação na web.

Publicidade

O que teria ficado claro para o jornal é que empregar Flash reduziria a autonomia de dez horas prometida pela Apple para apenas uma hora e meia — embora isso me cheire a exagero para fugir do papo de não suportá-lo. Não é difícil para o The Wall Street Journal largar o uso do plugin e empregar a dupla HTML5 + H.264 e, julgando que a Apple não quer dar chances à Adobe, talvez seja isso o que Steve Jobs está fazendo com as empresas que deseja tornar parceiras da Maçã.

Por outro lado, a Adobe continua a defender o uso do Flash e está trabalhando em aprimorá-lo para o Mac, significando que o mesmo ainda pode acontecer com iPhone OS. De qualquer forma, até hoje não sabemos se o que o CEO da Apple falou para seus empregados foi verdade, mesmo com toda a discussão sobre o assunto já estar fora do normal, ao meu ver.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple pode ter demitido 40 empregados do time responsável pelo Final Cut

Próx. Post

Mac OS X 10.6.3 ganha nova versão de testes

Posts Relacionados