Apple planeja melhorias para alternação entre duas GPUs nos MacBooks Pro

Snow Leopard rodando em MacBook Pro

Como parte da migração para uma plataforma gráfica mais avançada em MacBooks Pro, a Apple estaria implementando neles melhorias na forma como alternam entre placas de vídeo integradas e dedicadas. De acordo com o AppleInsider, há MacBooks Pro nos centros de pesquisa da Maçã configurados para alternar entre as duas automaticamente, sem exigir a mudança de uma preferência do sistema.

Atualmente, mudar entre uma GPU integrada para a outra dedicada (e vice-versa) é feito no painel de preferências Economizador de Energia (Energy Saver), mas requer o logout do usuário para que a mudança surta efeito no sistema. O ideal, seguindo o que já existe em certos notebooks com Windows, é que isso aconteça automaticamente, dependendo da carga de trabalho da máquina, sem influenciar no trabalho do usuário.

Estima-se que a Apple usará a nova tecnologia Optimus (NVIDIA) para habilitar essa função em seus notebooks profissionais, além de poder implementar neles os novos processadores quad-core. O uso da arquitetura atual dos MBPs com os processadores mais recentes da Intel não é possível devido a limitações técnicas, que estão sendo discutidas na justiça entre a fabricante de chips e a NVIDIA.

Posts relacionados

Comentários