O melhor pedaço da Maçã.

Conceito de atualização “over-the-air” para apps da App Store é testado por desenvolvedores

Ícone do Software Update

Particularmente, eu não vejo nada errado no modelo de atualizações de aplicativos que a Apple instituiu na App Store — há quem gostaria de algo bem automatizado assim como no Android, mas infelizmente isso não é possível hoje em dia para iPhones, iPods touch e iPads. Enquanto a turma do Steve Jobs não pensa num método para evoluir o atual sistema de notificações sobre updates para iOS, um desenvolvedor começou a propor uma tecnologia capaz de atualizar aplicativos por meio de uma conexão direta com servidores de outras empresas, permitindo que as atualizações sejam oferecidas assim que um usuário abra determinados softwares compatíveis.

Publicidade
[youtube width=”320″ height=”589″]http://www.youtube.com/watch?v=PWQvm49MUhc[/youtube]

No momento, os responsáveis pelo projeto fizeram testes apenas com aplicativos em desenvolvimento (ou seja, ele ainda não está preparado para enfrentar aprovação na App Store) e os resultados são significativos. Para os mais entendidos em desenvolvimento para Mac OS X, lançar uma biblioteca aberta para implementar essa função em softwares para iOS ofereceria resultados similares aos do Sparkle, de forma que usuários se preocupariam com a atualização de seus aplicativos apenas no momento em que precisar usá-los, o que reduz potenciais complexidades.

O maior empecilho para que os trabalhos com esse projeto engrenem de vez é conseguir a aceitação da Apple na App Store para aplicativos em geral que suportem a novidade — julgando que ela se sente no direito de controlar tudo (da hospedagem de binários à distribuição de futuros updates), a capacidade de atualizar softwares fora desse modelo poderia ser prontamente rejeitada. Por outro lado, quem desenvolve apps ainda encontrará alguma utilidade no uso de um sistema aberto de atualizações automáticas, já que isso torna possível o envio contínuo de updates de produtos em fase beta a aparelhos de testes.

[via MacStories]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Gene Munster: resultados da Apple no próximo trimestre deverão ser bem melhores que o esperado

Próx. Post

Apple atualiza Mac OS X 10.6.4 para Macs Pro lançados no meio deste ano

Posts Relacionados