O melhor pedaço da Maçã.

Ex-Apple aponta falhas nas informações de privacidade de apps

Informações de privacidade na App Store no iOS 14

Desenvolvedor do app Lockdown Privacy e ex-engenheiro da Apple, Johnny Lin, fez alguns alertas sobre as “informações nutricionais” de apps em uma nova matéria da Fast Company. Como informamos, essa “novidade” da App Store exibe dados e recursos usados por um determinado aplicativo a fim de que usuários saibam quais informações estão cedendo.

Publicidade

De acordo com Lin, o problema com os dados requeridos pelos apps é que eles são totalmente autodeclarados. O desenvolvedor de um aplicativo pode fazer todas as reivindicações de privacidade que quiser e, segundo Lin, nenhuma dessas informações é examinada — ou seja, não há verificação pela Apple ou por qualquer outra fonte.

Mais especificamente, ele aponta que a Maçã não verifica nenhuma informação de privacidade do aplicativo simplesmente “porque eles não podem”. Mais do que isso, não há como a empresa saber os apps fazem com os dados dos usuários depois que eles são enviados para servidores externos.

Ao chamá-los de “rótulos nutricionais de privacidade”, a Apple sugere irresponsavelmente que essas informações de privacidade são examinadas, quando isso é absolutamente falso.

Ainda segundo ele, isso resulta em duas consequências não intencionais: cria uma falsa sensação de segurança e um incentivo para aplicativos “invasores de privacidade” na App Store; desenvolvedores são incentivados a usar as “informações nutricionais” como uma forma de ganhar mais usuários.

Publicidade

O ecossistema da App Store é um lugar competitivo. Para cada aplicativo, há pelo menos dois ou três outros softwares, com funcionalidades semelhantes, competindo pelos mesmos usuários. E você não precisa de cinco aplicativos de email — você precisa de um bom. Usuários escolhem seus aplicativos com base em muitos fatores: recursos, design, capturas de tela, comentários e agora, com o iOS 14, privacidade do aplicativo. Portanto, para conquistar o máximo de usuários, desenvolvedores são incentivados a fazer com que a privacidade de seus aplicativos seja boa.

Felizmente, a Apple sabe que desenvolvedores mal-intencionados existem e, por isso, banirá quaisquer apps que burlarem essas medidas privacidade. Além disso, apesar desse aparente “problema”, o recurso já revelou as verdadeiras cores de determinados apps, como os do Facebook, expondo a quantidade colossal de dados que eles requerem.

Resumo da ópera: diferentemente do que Lin apontou, o problema não está na ponta da Apple, mas no caráter dos desenvolvedores que, além de ter um app “invasor” de privacidade, precisa agora mentir para maquiar essas informações — ou seja, ainda é preciso ficar de olho nos dados usados por apps e denunciar qualquer tipo de abuso.

via Apple Terminal

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple lista vagas de emprego para especialistas em veículos

Próx. Post

WhatsApp esclarece acesso a dados de usuários pelo Facebook

Posts Relacionados