O melhor pedaço da Maçã.

PCs: Apple perde hegemonia no ranking de satisfação do ACSI após 20 anos

Pessoa segurando o MacBook Air de 15 polegadas na área de hands-on da WWDC23

Depois de longas duas décadas, a Apple não está mais sozinha no topo do ranking de satisfação do American Customer Satisfaction Index (ACSI), pelo menos quando o assunto são computadores pessoais.

Publicidade

O ACSI divulgou hoje a edição mais recente do ACSI Household Appliance and Electronics Study, que cobre todo o período entre 2022 e 2023. De acordo com os dados da pesquisa, a sul-coreana Samsung conseguiu aumentar a sua pontuação em 2%, o suficiente para conseguir um total de 83 pontos (de 100 possíveis) — a mesma nota registrada pela Maçã, cuja pontuação aumentou 1% do ano passado para cá.

O índice de satisfação no mercado de PCs, de acordo com o ACSI, leva em conta desktops, laptops e tablets — e tinha a Apple como a líder isolada desde 2003. Para elaborar esse estudo, o ACSI entrevistou 14.069 consumidores de forma aleatória via email entre os meses de junho de 2022 e junho de 2023.

Foi justamente a última dessas três categorias que deu um gás extra à Samsung, que viu sua pontuação no mercado de tablets crescer 6% no último ano (85/100) — embora ainda tenha ficado atrás da Apple.

Publicidade

Atrás das duas gigantes, temos uma verdadeira sucessão de empates. Dell e HP aparecem no segundo lugar com 81 pontos, seguidas por Acer, Amazon, ASUS, Lenovo e “todo o resto” do mercado, com 78 pontos.

O ACSI também tratou de perguntar quais aspectos de um computador são mais importantes para os consumidores. Em primeiro lugar, o que apareceu foi design dos aparelhos (85), seguido por disponibilidade de softwares (84) e gráficos/qualidade do som (84). Curiosamente, poder de processamento dos aparelhos aparece apenas em sexto lugar, com 82 pontos.

Não surpreendentemente, call centers das fabricantes de PC estão na categoria com o menor índice de satisfação da pesquisa (77). No ano passado, para efeito de comparação, esse segmento havia conseguido marcar 83 pontos.

Publicidade

Quando consideramos as categorias de produtos separadas, os desktops são que aparecem com o maior índice de satisfação (84), seguidos pelos laptops (80) e depois pelos tablets (76). Os desktops, vale notar, costumam fazer mais sucesso principalmente entre consumidores mais velhos.

via PCMag

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iFixit reduz nota de reparabilidade do iPhone 14 por limitações de software

Próx. Post

Tim Cook diz que Apple questiona continuidade dos anúncios no X

Posts Relacionados