O melhor pedaço da Maçã.

Parceira da Apple, TSMC inaugura fábrica para chips de 3nm

A produção em massa deverá ser iniciada em 2022
M.today
TSMC

A Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) é a grande parceira da Apple na fabricação dos seus chips próprios — é a taiwanesa que produz todos os processadores da série A, o recém-lançado M1 e os coprocessadores dos dispositivos da Maçã (embora a Samsung esteja querendo entrar na jogada). Pois recentemente, a empresa deu um passo importante rumo ao próximo avanço no segmento.

Publicidade

De acordo com o DigiTimes, a TSMC inaugurou esta semana sua nova fábrica para produção de chips de 3 nanômetros, a próxima fronteira na litografia dos processadores. Atualmente, os chips mais modernos da Maçã são fabricados em uma arquitetura de 5nm — a menor atualmente disponível no mercado, mas que, como sempre, poderá evoluir (e diminuir) ainda mais.

A TSMC espera começar a produção em massa dos chips de 3nm no segundo semestre de 2022, então podemos esperar processadores da Maçã com a nova arquitetura, quem sabe, ainda no fim do mesmo ano — provavelmente um “A16”, nos iPhones e iPads, e mais alguns outros chips para os Macs do futuro com Apple Silicon.

E quais as vantagens práticas disso? Simples: quanto menor a litografia de um chip, mais eficiente — energeticamente falando — ele é e mais poderoso ele pode ser, sem gerar tanto calor nem ocupar tanto espaço dentro de uma máquina. Se os atuais chips de 5nm da Maçã já são tão impressionantes, imaginem, então, o que o futuro nos reserva com essa arquitetura ainda menor!

via Cult of Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple quer colocar Force Touch na Touch Bar de MacBooks Pro

Próx. Post

Black Friday: Mac Premium Bundle X9 com 65% de desconto!

Posts Relacionados