O melhor pedaço da Maçã.

iPad realmente não virá com alguns apps básicos do iPhone em sua primeira versão

iPad frontal e grande

A informação foi publicada ontem por John Gruber, em seu blog Daring Fireball: ao contrário do que foi dito por aí recentemente, o iPad não só não terá um Dashboard para widgets em sua primeira versão, como provavelmente não virá com alguns apps básicos do iPhone OS.

Publicidade

No seu último press release acerca da disponibilidade do iPad nos Estados Unidos, a Apple citou:

[…] O iPad inclui 12 apps inovadores desenhados especialmente para o iPad e rodará praticamente todos dos mais de 150.000 apps na App Store, incluindo apps já comprados para seu iPhone ou iPod touch. […]

Esses 12 podem ser facilmente identificados numa fotografia oficial do produto:

iPad frontal e grande

São eles: Calendário (Calendar), Contatos (Contacts), Notas (Notes), Mapas (Maps), Vídeos, YouTube, iTunes, App Store, Safari, Mail, Fotos (Photos) e iPod. De quais você poderá sentir falta? Bolsa (Stocks), Calculadora (Calculator), Relógio (Clock), Tempo (Weather) e Gravador (Voice Memos).

Na ausência de widgets para esses apps, especulou-se que a Apple poderia distribuí-los gratuita e independentemente na App Store, mas Gruber detona o rumor. Segundo ele, Steve Jobs não ficou satisfeito com a forma como esses softwares ficaram na tela gigante da tablet (ou seja, não teria sido nenhuma dificuldade técnica), que não pode ser simplesmente vista como um iPhone maior.

Publicidade

Fontes próximas a Gruber afirmam que designers da Apple chegaram a criar versões maiores dos apps adaptadas para o iPad, mas elas não diferiam tanto do que conhecemos em iPhones/iPods touch, por isso teriam sido descartadas de início. Para o lançamento do produto, no início de abril, não deveremos ver nenhum desses apps; a previsão é que eles voltem no iPhone OS 4.0, quem sabe até o meio do ano.

Publicidade

Enquanto isso, Jim Dalrymple, do The Loop, afirma que a Apple tem planos de unificar os sistemas operacionais do iPhone e do iPad, mas não o fará tão cedo. No lançamento da tablet, ela virá com o iPhone OS 3.2, enquanto donos do smartphone da Maçã continuarão na 3.1.3.

A tradição indica que no meio do ano veremos o lançamento de uma nova geração do iPhone e do firmware 4.0, mas Dalrymple só espera essa unificação para setembro/outubro, quando a Apple disponibilizar o iPhone OS 4.1. Na ocasião, ela resolverá boa parte dos problemas do 4.0 e aproveitará a oportunidade para mesclá-los numa coisa só.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Pesquisa da Universidade de Stanford comprova: iPhone vicia

Próx. Post

Doodle Jump já soma mais de três milhões de vendas na App Store; Bump supera dez milhões

Posts Relacionados