Ex-CEO da RealNetworks diz que Apple ganhou primeira batalha mobile, mas que precisa ser contida

Rob Glaser, presidente da RealNetworks

Rob Glaser, presidente da RealNetworksOntem pela manhã, Rob Glaser discursou em público pela primeira vez desde que deixou o seu cargo de CEO na RealNetworks (ele mantém o de presidente, porém). A oportunidade? O Mobile Breakfast Series, um conjunto de encontros e palestras com profissionais e executivos do mercado móvel.

Na ocasião, Glaser tocou em diversos aspectos sobre o mercado mobile, porém focou-se numa “sacudida” em operadoras, fabricantes de handsets e outras companhias relacionadas, a fim de continuar estimulando a inovação no setor.

Para o executivo, sistemas operacionais fechados e modelos verticais são uma ameaça para a indústria. “Atualmente, a Apple é a clara vencedora. É incrível o que eles conseguiram fazer dentro de um paradigma vertical. Mas se for essa a forma como a indústria se desenvolver, teremos um ritmo de inovações bem mais lento e haverá uma perda tremenda no valor de criações. É imprescindível que aqueles que não queiram isso trabalhem juntos. Caso contrário, os verticais prevalecerão.”

Quando cita “modelos verticais”, Glaser está falando exatamente da forma como a Apple funciona: ela desenha e fabrica seu aparelho, seu sistema operacional e os softwares que rodam nele. Isso aplica-se não só para o iPhone, como também para o Mac — sobre o qual ele cita a “vitória” do modelo horizontal de PCs.

Até 2013, Glaser acredita que a base instalada de smartphones e “superphones” (basicamente, smartphones capazes de rodar aplicativos) superará a de PCs no mundo. Ou seja, oportunidades não faltarão para empresas inseridas nesse mercado.

[via TechFlash]

Posts relacionados

Comentários