O melhor pedaço da Maçã.

iOS 16.1 estreará Carregamento com Energia Limpa, Atividades ao Vivo e mais [atualizado 2x]

Hoje mais cedo, a Apple liberou a primeira versão beta do iOS 16.1 e a segunda do iPadOS 16.1. Como é de costume, usuários de todo mundo já começaram a procurar novidades das novas versões dos sistemas.

Publicidade

Como alguns dos recursos anunciados pela Apple durante WWDC22 ficaram de fora do lançamento original do iOS 16 — e o iPadOS 16 sequer foi liberado, ainda —, é possível que vejamos alguns deles chegando nessa próxima atualização.

A seguir, vamos dar uma passada por algumas das mudanças já identificadas nas novas betas dos sistemas que equipam os iPhones e iPads. Vamos lá?

Troca de wallpapers

A primeira mudança diz respeito ao novo sistema de troca de papéis de parede, o qual mostra agora a tela bloqueada e a tela de Início lado a lado em vez de destacar apenas primeira. Dessa forma, você consegue ver exatamente como ambas ficarão durante o processo de personalização, fazendo as alterações em uma de cada vez.

Oh sim! O iOS 16.1 torna mais fácil e intuitivo definir um papel de parede da tela inicial. Eles agora são pares, em vez de a tela bloqueada ser a principal e a tela de Início, secundária.

Carregamento com Energia Limpa

O misterioso modo de Carregamento com Energia Limpa (Clean Energy Charging) do iOS 16, apresentado só na última segunda-feira (12/9) pela Maçã, já pode ser testado na nova beta. Criado com a intenção de diminuir a pegada de carbono dos iPhones, ele pode ser encontrado em Ajustes » Bateria (veja abaixo na imagem da direita).

Eis descrição dada pela Apple sobre o recurso:

Publicidade

Na sua região, o iPhone tentará reduzir sua pegada de carbono carregando seletivamente quando houver eletricidade de baixa emissão de carbono disponível. O iPhone aprende com sua rotina diária de carregamento para que possa atingir a carga total antes que você precise usá-lo.

Por enquanto, o recurso vem ativado por padrão, mas é possível que a Apple mude isso até o lançamento oficial do iOS 16.1.

Apagar o app Carteira

Confirmando os rumores, o iOS 16 também permitirá que o usuário apague facilmente o app Carteira (Wallet) do sistema. Outros aplicativos “padrão” do iOS, como o Contatos e o Tradutor, já podiam ser excluídos.

Atividades ao Vivo

Um dos recursos mais interessantes do iOS 16, as chamadas Atividades ao Vivo (Live Activities) também deram as caras na nova beta. Após a API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. do recurso ficar de fora da versão de lançamento do sistema operacional, ela finalmente está disponível para que desenvolvedores possam adaptar seus aplicativos à novidade.

Cada uma dessas atividades podem ficar visíveis na Central de Notificações do iPhone por até oito horas, embora também possam ser encerradas antes pelo usuário ou pelo próprio aplicativo. Após esse limite, a atividade ainda pode ser conferida na tela bloqueada por mais quatro horas.

Diferentemente dos widgets, as Atividades ao Vivo não podem acessar a rede do usuário e nem receber atualizações de localização. Para que o conteúdo dessas notificações possa ser atualizado, o desenvolvedor precisa, necessariamente, usar o framework ActivityKit em seu app.

Publicidade

Segundo a própria Apple, as Atividades ao Vivo também funcionarão com a Ilha Dinâmica (Dynamic Island) dos iPhones 14 e 14 Pro, podendo ser implementadas nos apps assim que a versão Release Candidate do iOS 16.1 for liberada.

Interface das capturas de tela

Até o iOS 16.0, ao finalizar uma screenshot, o usuário era recebido com uma interface na parte de baixo da tela que dava a opção de salvar, copiar e deletar ou apagar definitivamente a imagem obtida. Agora, esse menu aparece no canto superior esquerdo da tela, de uma forma bem menos intrusiva.

Matter

Tanto a primeira beta do iOS 16.1 quanto a segunda do iPadOS 16.1 contam com uma nova seção dedicada a dispositivos inteligentes para casa compatíveis com o protocolo Matter. Ao acessá-la, é possível conferir uma lista com todos os acessórios que foram conectados pelo usuário em um serviço compatível.

O iPadOS 16.1 tem um novo menu de opções de Acessórios Matter nos Ajustes

O Matter, vale lembrar, é um padrão criado por empresas como Apple, Amazon e Google para tornar dispositivos de casa inteligente mais interoperáveis entre si. Ele é compatível tanto com o HomeKit quanto com a Alexa e o Google Assistente, por exemplo.

Mudanças no Stage Manager

OiPadOS 16.1 beta 2 finalmente jogou uma luz no polêmico Stage Manager — uma das principais razões do adiamento do sistema.

Uma das mudanças mais imediatas é a possibilidade de adicionar mais janelas em uma tela pelo botão “Adicionar outra janela” que, até então, simplesmente não funcionava. Além disso, também é possível ver todas as janelas abertas de um único aplicativo clicando direto em seu ícone no dock.

Ademais, depois de muitos pedidos, a Apple finalmente fez com que o recurso permitisse arrastar uma janela entre telas diferentes, como um monitor externo. Por fim, o recurso também pode ser ativado pelo simulador do Xcode — o que com certeza vai facilitar a vida de desenvolvedores.


Além disso tudo, vale lembrar que, mais cedo, também falamos do novo ícone da porcentagem da bateria, o qual chegará para mais iPhones (XR, 11, 12 mini e 13 mini) com o iOS 16.1.

O que acharam das novidades? 😉

via 9to5Mac [1, 2], MacRumors

Atualização, por Luiz Gustavo Ribeiro15/09/2022 às 14:18

Conforme notado pelo AppleInsider, depois de ser removida quase no fim do ciclo de desenvolvimento do iOS 16, a Fototeca Compartilhada do iCloud está de volta na primeira beta do iOS 16.1.

O recurso, como havíamos informado, possibilitará que você compartilhe fotos automaticamente com amigos e familiares. Além disso, todas as edições feitas em fotos compartilhadas serão sincronizadas com todos os usuários.

Atualização II, por Luiz Gustavo Ribeiro20/09/2022 às 08:55

A primeira versão beta do iOS 16.1 também leva o suporte ao recurso Alcançabilidade (Reachability) para a Ilha Dinâmica nos iPhones 14 Pro e 14 Pro Max, facilitando o acesso à nova área com uma mão.

Na versão atual do sistema, ao usar o recurso Alcançabilidade nos modelos supracitados, a Ilha Dinâmica não desce com o restante da tela, se mantendo no topo do display — o que não faz muito sentido, já que ela também é uma área interativa.

via 9to5Mac

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple e operadoras brasileiras trabalham no suporte ao 5G SA

Próx. Post

Anatel homologa os iPhones 14 Pro e 14 Pro Max

Posts Relacionados