O melhor pedaço da Maçã.

Parabéns pelos seus nove anos, Mac OS X!

Mac OS X 10.0 Cheetah

Não é aniversário de nascimento, mas a data merece ser lembrada: há nove anos, foi lançado oficialmente pela Apple o seu sistema operacional desktop mais avançado e inovador, que continuaria a chamar atenção pelo mundo com suas subsequentes versões até hoje. O Mac OS X foi um dos maiores lançamentos feitos pela empresa na última década, tornando-se uma das principais razões (se não a principal) para pessoas continuarem a investir em Macs para uso diário.

Publicidade

A primeira versão do sistema (10.0 Cheetah) foi lançada em 24 de março de 2001 e continha suporte para 7 idiomas (hoje, são 18), trazendo mais de 200 recursos novos em relação ao Mac OS 9.x. Entretanto, eles nunca foram suficientes, visto que a Apple levou ao Mac OS X outras 800 novidades nos últimos sete anos, sem contar uma série de refinamentos e tecnologias oferecidas pela sua atual versão aos usuários e desenvolvedores.

Neste último quesito, a Apple também construiu uma plataforma bastante sólida no decorrer dos anos: em 2001, havia 75 mil desenvolvedores envolvidos em testes e feedbacks do Mac OS X 10.0, mas hoje esse número já passou de 1 milhão. Além disso, os primeiros 350 aplicativos de terceiros lançados para o sistema deram espaço para a introdução de outros 10.000 nos últimos anos, a maioria tirando proveito das suas principais tecnologias.

Publicidade

Embora o primeiro lançamento do Mac OS X seja importante, acredito que a principal versão lançada pela Apple até hoje tenha sido a 10.5 Leopard. Além de ter oferecido 300 novidades para os usuários (o maior pacote de novos recursos já incluso em um lançamento da empresa), foi ela que deu origem ao iPhone OS, o sistema móvel da Apple. Embora possuam muitas diferenças no que diz respeito à experiência de uso, eles compartilharam praticamente a mesma base tecnológica por muito tempo, além de diversas tecnologias ligadas a serviços e multimídia.

Já a atual versão do Mac OS X (10.6 Snow Leopard) foi o oitavo grande lançamento da Apple feito no mercado de sistemas desktop nos últimos nove anos, considerando que houve duas grandes edições do Tiger devido à transição da linha de computadores da empresa para processadores Intel. Devido a isso, ela perdurou no mercado por muito mais tempo na década passada (30 meses), porém já deixou de ser a mais popular e deu esse lugar ao Leopard — que deverá cedê-lo para o Snow Leopard em pouco tempo, e assim por diante, julgando que os usuários sempre reagiram bem a lançamentos.

Hoje, a plataforma desktop da empresa passa por um bom momento em termos de estabilidade e preparo para o futuro, visto que o Mac OS X Snow Leopard foi criado para proporcionar isso. No entanto, o momento de conferirmos os próximos passos da Apple com seu sistema já está se aproximando, algo que prometerá grandes surpresas para um lançamento em 2011, quando o Mac OS X completará dez anos.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Veja um Pontiac GTO de 1969 sendo controlado por um iPod touch ;-)

Próx. Post

Where To? 2.6 integra-se ao app da TomTom, bem como ao Facebook e ao Twitter

Posts Relacionados