Alternação entre aplicativos abertos no iPhone OS 4.0 será feita com interface à la Exposé

ProSwitcher no iPhone
ProSwitcher, solução multitarefa para iPhones/iPods touch jailbroken

Há exatos 20 dias, o AppleInsider publicou um rumor “confirmando” que o iPhone OS 4.0 finalmente virá com um sistema multitarefa para aplicativos de terceiros. Hoje, eles estenderam sua reportagem no assunto, revelando que a alternação entre apps abertos deverá ser feita através de uma interface à la Exposé.

ProSwitcher no iPhone
ProSwitcher, solução multitarefa para iPhones/iPods touch jailbroken

Tecnologia patenteada pela Apple, o Exposé no Mac permite que o usuário tenha uma visão geral de todas as janelas abertas. No iPhone isso não faria tanto sentido, até porque sua tela e resolução são muito limitadas. Por isso, a Apple teria optado por mostrar apenas os ícones dos apps abertos — o que me lembra mais um Command + Tab do que o Exposé propriamente dito.

O atalho para alternar entre apps abertos supostamente seria um duplo-clique no botão Home do iPhone, mas imagino que isso poderá ser configurado pelo usuário. Também aposto que a funcionalidade só estará disponível para donos de iPhones 3GS (e iPods touch mais recentes) ou superiores, visto que serão mais aptos a rodar múltiplos aplicativos simultaneamente sem perda notável de performance.

O AppleInsider ainda afirma que builds internos do firmware 4.0 já contêm também uma caixa de entrada universal no Mail e a possibilidade de o usuário adicionar contatos como ícones em sua tela início — ou seja, com um toque na pessoa você já poderia iniciar uma ligação.

Todos esses detalhes ainda não foram confirmados pela Apple e podem ser alterados até a liberação oficial do iPhone OS 4.0, prevista para o meio do ano. Há dois dias, o blogueiro John Gruber, do Daring Fireball, também citou multitarefa como uma das novidades do firmware 4.0.

Posts relacionados

Comentários