O melhor pedaço da Maçã.

Celular Seguro é “louvável” mas precisa de ajustes, diz empresa de segurança

Campo Grande News
Celular Seguro no iPhone

Uma semana após o lançamento, o app do governo federal Celular Seguro — voltado para prevenir furtos de smartphones — enfrenta críticas. O Grupo EXA elogiou a iniciativa, mas apontou a urgência de ajustes devido a atrasos no bloqueio de parceiros, como bancos.

Publicidade

Para a Folha de S.Paulo, o sócio fundador da empresa, Alberto Leite, destacou que o tempo de espera pode permitir o acesso indevido a dados sensíveis do usuário. Nesse intervalo, ele sugere que o ladrão poderia acessar fotos, vídeos e agenda.

Ao se conectar a uma rede Wi-Fi, o criminoso ainda mantém acesso ao dispositivo. Além disso, o bloqueio imediato da linha telefônica não é garantido, já que o sistema requer até seis horas para enviar a notificação e mais um dia útil para efetivar o pedido.

Aplicativo não monitora usuários, esclarece Ministério

Por outro lado, boatos infundados sobre o Celular Seguro circulam nas redes sociais, alegando que o app monitora usuários e tem acesso a redes sociais, à câmera e ao microfone. O Estadão Verifica desmentiu essas alegações.

À agência, o Ministério da Justiça reforçou que a ferramenta respeita a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e que não solicita acesso a informações de outros aplicativos. O serviço, vale lembrar, registrou mais de 270 mil usuários em um dia.

Publicidade

O secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, classificou as alegações como “desrespeitosas” e assegurou que os dados dos usuários são protegidos conforme a LGPD.


Conforme noticiamos, o app Celular Seguro permite notificar remotamente furto ou roubo, colaborando com bancos e operadoras para bloquear contas bancárias e linhas telefônicas — tudo isso de forma gratuita.

Em uma nota relacionada, o iOS 17.3 — que está atualmente em fase beta — virá com um novo recurso o qual usará biometria para coibir roubos de iPhones.


Ícone do app Celular Seguro BR
Celular Seguro BR de Servicos e Informacoes do Brasil
Compatível com iPhones
Versão 1.4 (21.9 MB)
Requer o iOS 12.4 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple poderá lançar protetor para o visor do Vision Pro

Próx. Post

Apple dará AirTag personalizado em comemoração ao Ano Novo Japonês

Posts Relacionados