O melhor pedaço da Maçã.

Adobe demonstra aplicativos baseados na plataforma AIR rodando no iPhone OS

As ferramentas que a Adobe preparou para o Flash Professional CS5 com suporte à exportação de apps para o iPhone OS não são apenas focadas na tecnologia Flash, embora seja isso o que está em evidência no momento. É claro que o desenvolvimento de jogos com base nela é um assunto recorrente — afinal de contas, eles já existem na App Store aos montes —, mas também são bastante animadores os avanços que estão sendo feitos na plataforma AIR para mobile, o que permitirá que aplicativos nativos rodem em múltiplos sistemas.

Publicidade

Trata-se de uma iniciativa que diverge um pouco da estratégia do Flash Packager para iPhone, abrangendo outras plataformas móveis — dentre elas, Windows Mobile e Android. No ponto de vista de quem desenvolve softwares com propostas gerais, contar com o AIR em múltiplos sistemas e dispositivos aparenta ser algo bem mais promissor, pois aqui o que conta não é adaptar uma tecnologia da web para um celular, e sim usar um mesmo código-fonte para suportar dezenas (ou até centenas) de milhões de usuários em vários lugares.

Um desenvolvedor mostrou uma prova disso hoje, após colocar suas mãos em um iPad: ele conseguiu usar o mesmo código de um app criado no desktop para internet, via Flash, e para outros três aparelhos (um iPod touch, um Motorola DROID e a própria tablet da Apple), via apps nativos. O vídeo a seguir mostra os resultados obtidos por ele:

Publicidade
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=22vicDlzmkI[/youtube]

Como é possível observar, quem adotar esse tipo de desenvolvimento automaticamente terá um enorme mercado para distribuir soluções aos usuários. É claro que esse tipo de coisa atualmente já é possível usando ferramentas nativas para cada plataforma, mas isso acrescenta muito trabalho extra — porém com a promessa de criar produtos que se encaixam exatamente no look & feel de cada uma delas.

Mais vídeos sobre o uso de AIR em múltiplas plataformas podem ser vistos em um blog de um dos engenheiros da Adobe.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Maioria dos compradores de iPads já possui Macs e iPhones; consumidores insinuam que ele matará o Kindle

Próx. Post

Sistema de audiência de apps “comprova” a existência de três versões do iPhone OS 4.0 em desenvolvimento

Posts Relacionados