O melhor pedaço da Maçã.

Apple envia alertas sobre ataques de spyware para pessoas em 92 países

Notificação de ataque/ameaça da Apple

A Apple enviou, às 16h de ontem, uma notificação de ameaça para pessoas em 92 países alertando-as de que elas estavam sendo alvo de ataques de spyware mercenários.

Publicidade

De acordo com informações do TechCrunch, o alerta foi enviado na forma de um email e de uma notificação no iMessage, com base nos dados do ID Apple de cada pessoa. Ele também pode ser notado no topo da página appleid.apple.com, depois que o usuário faz login.

Além de alertar esses usuários sobre a ameaça, a mensagem também os aconselha a procurar ajuda:

A Apple detectou que você está sendo alvo de um ataque de spyware mercenário que está tentando comprometer remotamente o iPhone associado ao seu ID Apple -xxx- […].

Este ataque provavelmente tem como alvo você especificamente por causa de quem você é ou do que faz. Embora nunca seja possível obter certeza absoluta ao detectar tais ataques, a Apple tem grande confiança neste aviso — por favor, leve-o a sério.

A Apple diz no alerta que não é capaz de fornecer mais detalhes sobre os motivos que a fizeram enviá-lo em primeiro lugar, já que isso pode ajudar as pessoas por trás desses ataques a torná-los mais difíceis de serem detectados no futuro. Ela também não diz quais países estão inclusos nessa nova leva de alertas e, é claro, quem os recebeu.

Publicidade

Como notado também pelo TechCrunch, a Maçã aproveitou a ocasião para atualizar sua página de suporte a respeito desse tema. Nela a companhia diz que, desde 2021, já enviou alertas para pessoas em mais de 150 países sobre esse tipo de ataque, sendo que o caso mais recente aconteceu em outubro do ano passado com opositores, legisladores e jornalistas da Índia — os quais, ainda segundo as informações, também estão inclusos nessa nova leva.

O documento também deixa claro que, embora não seja possível ter certeza sobre os ataques, os alertas enviados pela Apple são de alta confiança e precisam ser levados a sério. Pessoas afetadas também são aconselhadas a entrar em contato com uma organização como a Access Now (a qual não tem fins lucrativos) para obter ajuda.

Se você não recebeu o alerta, mas tem bons motivos para acreditar que está sendo alvo de um spyware mercenário, ainda é possível ativar o Modo de Bloqueio (Lockdown Mode) para tentar neutralizá-lo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple reconhece “toques fantasmas” em mais modelos de Watches

Próx. Post

WhatsApp testa compartilhamento de Status no Facebook e no Instagram

Posts Relacionados