Em Cupertino, são 9 horas e 42 minutos — ou seriam 41?

Você consegue notar alguma diferença?

Olhe bem para os dois indivíduos abaixo:

Dá pra notar alguma diferença?

Se você sempre quis saber por que todas as imagens oficiais de iPhones têm o relógio ajustado para as 9:42, o Secret Lab conseguiu a resposta, vinda da boca de Scott Forstall! Mas, se você reparou que o relógio dos iPads de divulgação está ajustado para um minuto a menos… então você com certeza tem uma percepção aguçada. 😛

Seria numerologia? Algum significado místico para o número 42? (Além do óbvio, claro.) Será que 9 + 42 = 51, e isso é uma boa ideia? E de onde veio o 41? Seria uma contagem regressiva de produtos até a Apple lançar um smartphone com suporte ao Flash? A resposta para isso é muito mais prosaica do que eu esperava — e aposto como você há de se surpreender também!

Acontece que o departamento de arte cria as imagens oficiais dos produtos de forma que elas surjam nas Stevenotes exibindo o horário correto. Como fazer isso com uma imagem estática? Prevendo a hora em que ela aparece na apresentação! Se uma keynote tem início às 9 horas e a revelação do produto ocorre precisamente depois de 40min, basta adicionar 2min de segurança e BOOM! Ok, isso explica o iPhone. Mas e o iPad? Bem, os 2min de segurança eram um pouco demais para a disciplina militar de Jobs, então resolveu-se atrasar um pouquinho o horário da tablet.

“É simples assim!”, concluiu Scott Forstall, na sua explanação ao Secret Lab. Simplérrimo — e a navalha de Occam levou mais esta.

Posts relacionados

Comentários