O melhor pedaço da Maçã.

Gartner e IDC colocam Apple entre as cinco maiores fabricantes de computadores

Às vésperas do anúncio dos resultados financeiros da Apple, a Gartner e a IDC lançaram hoje suas estimativas de vendas de computadores para o primeiro trimestre de 2010, colocando o Mac em uma posição importante no mercado. Os dados foram liberados apenas com referência aos Estados Unidos, mas consideram a linha de computadores da empresa como a quinta maior opção de compra dos usuários no período.

Publicidade

Para a Gartner, o iPad ajudou um pouco no crescimento das vendas da Macs durante o último trimestre, contrariando a opinião de quem achava que ele iria canibalizar vendas com toda a expectativa de pré-venda nos Estados Unidos. Em sua estimativa, ela afirma que a Apple comercializou 1,398 milhão de Macs nos últimos três meses, garantindo 8% do total de computadores adquiridos pelos norte-americanos.

Isso indica que a Apple cresceu 34% em relação ao primeiro trimestre de 2009. Contudo, os últimos meses foram positivos para quase todas as empresas que vendem PCs em larga escala, graças à recuperação do ritmo de compra do mercado — foram 17,4 milhões de computadores vendidos só nos EUA. No último trimestre, os principais destaques no segmento de PCs foram a Toshiba e a Acer, que cresceram mais de 50% em relação a 2009.

Publicidade

· · ·

Publicidade

Para a IDC, os números das principais fabricantes de PCs foram um pouco mais modestos do que os da Gartner, indicando que muita gente optou por configurar computadores novos junto a outras companhias. Ainda assim, a Apple conseguiu crescer 8,3% em relação ao primeiro trimestre de 2009, vendendo 1,13 milhão de Macs nos Estados Unidos e garantindo 6,4% das vendas.

Novamente, Toshiba e Acer se destacaram nas estimativas, com um crescimento de 49,4% e 45,8%, respectivamente. A IDC também afirma que essas duas empresas são as que mais possuem potencial no mercado de computadores a longo prazo, sendo seguidas pela Apple.

Publicidade

Dell e HP tiveram crescimentos razoáveis em suas vendas, próximos dos 7%. No entanto, elas continuam a perder mercado para as demais fabricantes do setor, mantendo 23% e 25% do mercado de PCs, respectivamente.

[via AppleInsider]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple libera Security Update 2010-003, Server Admin Tools 10.6.3 e atualizações para o iMac de 27″

Próx. Post

Google iniciará mudança dos seus serviços mais populares para HTML5 em maio, começando pelo Docs

Posts Relacionados