O melhor pedaço da Maçã.

Infográfico: o faturamento de bandas/artistas com a venda de músicas online

A Apple já foi muito criticada pela sua política de preços e distribuição de lucros na iTunes Store — e eu diria que por todas as frentes, incluindo nós, consumidores, os próprios artistas e também suas gravadoras. O infográfico a seguir, publicado ontem pelo Information is Beautiful, dá uma visão mais clara de como esse mercado funciona hoje em dia.

Publicidade

Como você pode ver, a venda de álbuns em CDs convencionais só é melhor que a iTunes no caso de acordos especiais — normalmente feitos por grandes bandas/artistas, como Madonna, U2, Coldplay, Lady GaGa, etc. Nesses casos, de uma venda de US$9,99 a gravadora fica com US$2,00 e o artista com US$1,00. Num acordo convencional, a receita do artista despenca pra US$0,30.

Na iTunes Store, a coisa é bem diferente: dos mesmos US$9,99 oferecidos por um álbum completo, a gravadora leva US$6,29(!), enquanto o artista fica com US$0,94. Restam à Apple US$2,81, isto é, menos de 30%.

Infographic: How Much Do Music Artists Earn Online?

Resumo da ópera: se você quer apoiar um artista, vale mais gastar o seu dinheiro comprando álbuns pela própria iTunes Store. 😉

[via Cult of Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Analista da Morgan Stanley sugere que Apple venderá sete milhões de iPads em um ano

Próx. Post

Steve Jobs tranquiliza consumidores acerca do Mac OS X 10.7 e do próximo Final Cut Studio

Posts Relacionados