O melhor pedaço da Maçã.

Apple poderá adotar processadores AMD em Macs no futuro

O AppleInsider afirma que futuros Macs poderão receber processadores da AMD, alegando que a Apple está em “discussões avançadas” sobre o assunto com a fabricante. Atualmente, ambas são parceiras no fornecimento de placas de vídeo avançadas para iMacs e Macs Pro (afinal de contas, a AMD também é dona da ATI), mas o objetivo desse novo acordo seria facilitar a obtenção de chips para uso em computadores da Maçã.

Publicidade

AMD e Intel

Tal iniciativa seria justificada pelas atuais dificuldades da Intel ao fornecer os atuais processadores Core i5 e i7 numa quantidade suficiente para a Apple, que deverá suprir uma forte demanda por novos MacBooks Pro nos próximos meses. Na linha da AMD, existem processadores para uma variedade enorme de computadores e dispositivos, mas o rumor sugere que apenas os modelos mais avançados para notebooks e workstations em geral seriam considerados pela Apple.

Com relação à construção de soluções de SoC (em inglês, System-on-a-Chip), a AMD possui uma vantagem técnica sobre a Intel, devido à experiência em hardware gráfico que ela possui dos veteranos da ATI — não é à toa que as configurações de GPUs que ela vende para a Apple apenas despertam interesse de usuários no mercado profissional. Considerando que os atuais MacBooks Pro usam uma solução gráfica integrada aos próprios processadores, migrar para a AMD representaria um avanço técnico ao unir maior poder computacional e gráfico em um produto que pode consumir menos energia.

Ao contrário do que aconteceu há quase cinco anos com a migração para PowerPC, não existe a possibilidade de uma potencial transição da Intel para AMD exigir muito de desenvolvedores. Porém, o AppleInsider afirma que a Apple já está trabalhando com chips cedidos pela empresa em seus laboratórios, tentando concluir se a migração pode ser vantajosa ou não.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Felipe Oliveira lança Sons Engraçados 2.0 na iPhone App Store

Próx. Post

MacBooks Pro de 15 e 17 polegadas são incapazes de usar gráficos integrados da Intel via Windows

Posts Relacionados