O melhor pedaço da Maçã.

Intego divulga detalhes sobre o HellRTS, novo malware que permite o controle remoto malicioso de Macs

HellRTS Backdoor Can Allow Malicious Remote Users to Control Macs

A firma de segurança Intego publicou hoje um alerta para usuários de Macs sobre a detecção de um novo malware, identificado como HellRTS (ou OSX/HellRTS.D). Considerado de baixo risco, o backdoor pode permitir o controle remoto malicioso de Macs. A primeira variante dele existe desde 2004.

Publicidade

HellRTS Backdoor Can Allow Malicious Remote Users to Control Macs

Resumidamente, o HellRTS é um binário universal construído em RealBasic que pode configurar um servidor próprio no Mac infectado, abrindo uma porta de acesso com senha específica. Ele se auto-duplica na máquina e usa nomes de aplicativos comuns para Mac OS X, adicionando-se à lista de itens carregados no login do sistema operacional.

Com tudo configurado e ativado, o HellRTS envia um email pelo seu próprio servidor, contatando um servidor remoto que dá acesso ao Mac infectado. Ele é capaz de compartilhar a tela do usuário, acessar a sua área de transferência e até reiniciar/desligar o computador.

Publicidade

O HellRTS só penetra o Mac via Cavalo de Troia (Trojan Horse), normalmente adquirido por um navegador qualquer. A recomendação que fica é sempre só baixar arquivos de locais confiáveis, evitando abrir anexos de emails ou executáveis suspeitos em sua máquina.

[via Macworld UK]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Infográfico: Apple, Google e Microsoft em rotas de colisão

Próx. Post

Food Brasil para iPhone OS é atualizado para a versão 1.3 cheio de novidades; versão Gold elimina anúncios

Posts Relacionados