Ressurgem os rumores sobre uma fábrica da Apple no Brasil

Olá Brasil - Apple Online Store

Os rumores existem há anos, mas não ouvíamos nada relacionado e realmente quente desde meados de setembro de 2008. Hoje, a Folha de S. Paulo reacendeu a possibilidade de uma fábrica da Apple no Brasil, focada principalmente na produção do iPhone, mas também de iPods e MacBooks.

Publicidade

A reportagem de Julio Wiziack afirma que, para viabilizar a ideia, a Apple estaria em negociações com a montadora chinesa Foxconn, a fim de usar uma de suas fábricas localizadas em Jundiaí, no interior de São Paulo. Para isso, porém, a Apple ainda teria que conseguir um PPB (Plano Produtivo Básico) para ter direito a descontos de impostos, além de garantir com a Foxconn uma linha de produção exclusiva em Jundiaí.

Publicidade

Como sabemos, a necessidade de importação dos produtos da Apple no Brasil impede uma maior popularização da marca no país, que sofre com um bombardeio de impostos e taxas. A Apple, é claro, não é a única que sofre com isso.

O preço é a principal barreira. Com a produção local, a Apple passaria a importar os componentes e com isso reduziria a carga de impostos que hoje incidem sobre o iPhone. Cálculos iniciais das operadoras indicam que haveria uma redução de 15% nos custos, algo que, teoricamente, deixaria o preço do aparelho produzido no Brasil cerca de 10% mais alto que na China. Hoje ele desembarca custando 70% a mais.

As negociações da Apple com a Foxconn já ocorreriam desde o meio do ano passado. Elas teriam sido interrompidas no final de 2009, mas voltaram com a corda toda nas últimas semanas. Se o projeto for pra frente, a fábrica brasileira da Apple poderá se tornar um novo polo de distribuição de seus produtos para toda a América Latina.

A Folha revela, na mesma matéria, que a Apple só vendeu 80 mil iPhones no Brasil no primeiro trimestre de 2010 — contra 9 milhões em todo o mundo.

Publicidade

[obrigado a todos que nos enviaram esta dica!]

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…