O melhor pedaço da Maçã.

Apple pede registro de novos inventos e é contemplada com mais patentes e marcas de produtos

No decorrer desta semana, a Apple registrou uma série de novas patentes nos Estados Unidos com diversas aplicações na sua linha de produtos. Uma das que merecem atenção está relacionada com interesse da Apple em construir Macs com touchscreens, sugerindo como o suporte a telas sensíveis ao toque seria implementado na arquitetura de um computador da empresa.

Publicidade

A aplicação mais óbvia deste tipo de tecnologia seria na construção de iMacs e MacBooks, que já contam com telas integradas por padrão. Porém, há de se questionar como o Mac OS X se comportaria suportando hardware sensível ao toque, mas este é um tópico pouco discutido em inventos da Apple até o momento.

· · ·

Relacionado com a questão de telas, a Apple também propôs uma solução interessante para o mercado profissional de impressão, visando oferecer o máximo de fidelidade de imagem necessário para colocar suas ideias no papel a partir do computador. Trata-se de um novo modelo de monitor que suporta o padrão de cor usado por impressoras — isto é, suportando a exibição de imagens em uma escala forma por tons de ciano, magenta, amarelo e preto.

Fora do ramo de desktop publishing (DTP), um monitor desses não teria praticamente nenhuma aplicação, mas ele seria a solução definitiva para os profissionais desse setor trabalharem com conteúdo sem se preocupar com diferenças na qualidade de imagem entre o produto impresso e a edição digital. Em vez de usar subpixels para produzir cores em tons de vermelho, verde e azul (RGB), esse monitor usaria filtros especiais com as mesmas cores básicas de qualquer impressora (CMYK).

· · ·

Além desses, a Apple também registrou outros inventos relacionados à segurança do Mac OS X, cobrindo melhorias para processos de autenticação e criptografia. Junto deles, foram reveladas duas patentes ligadas a melhorias no processamento de áudio (especialmente no que diz respeito a taxas de reprodução) e na aplicação de efeitos em imagens processados diretamente em placas de vídeo.

Continuando os processos legais relacionados ao iPad, a Apple também fez pedidos para obter o direito sobre determinadas marcas relacionadas à sua tablet. Além dos nomes “iBooks” e “iBookstore” ligados ao seu leitor/canal de compras de ebooks, a empresa também registrou a própria embalagem da tablet, em conjunto do nome “iTunes U” para o seu canal educacional.

· · ·

Quanto a ganhos de patentes, a lista também foi grande. O destaque da semana foram novos designs de modelos de iPods e uma nova técnica para correção de cor em câmeras digitais.

Esta última tecnologia seria importante para aprimorar o processo de fabricação de câmeras para smartphones e até computadores, pois ela permitiria que esses acessórios reconhecessem as condições de luz de um determinado ambiente e ajustassem a intensidade de cor para aprimorar a qualidade final das fotografias. Certamente, isso reduziria a necessidade de um usuário aplicar ajustes em imagens ou vídeos visando corrigir pequenas imperfeições do momento da fotografia.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Polícia inicia investigação sobre o protótipo de iPhone 4G perdido/roubado e comprado pelo Gizmodo

Próx. Post

NASDAQ:AAPL fecha semana acima dos US$270 e aproxima-se cada vez mais da NASDAQ:MSFT

Posts Relacionados