Parceira da Apple iniciará novo plano para acirrar concorrência com a ARM

Imagination Technologies

Responsável por produzir o hardware gráfico usado em iPhones, iPods touch e iPads, a Imagination Technologies deverá anunciar nesta semana uma parceria com a MIPS Technologies, empresa especializada na produção de processadores para set-top boxes — mas que está interessada em concorrer contra a ARM no mercado de handsets. O acordo favorecerá bastante quem usa soluções system-on-a-chip produzidas com tecnologia gráfica da Imagination e CPUs da MIPS, em termos de suporte técnico e criação individual de produtos.

Imagination Technologies

Embora essa parceria não seja direcionada ao compartilhamento de tecnologias entre as duas empresas, seus respectivos executivos não descartaram essa possibilidade e deverão fazer mais alguns comentários acerca do tema durante a Embedded Systems Conference, que acontecerá nesta semana no Vale do Silício (Estados Unidos). Tal emergência de empresas como a Imagination e a MIPS no mercado mundial de semicondutores será bastante promissora, ainda mais com parcerias similares a essa, que podem representar uma potencial redução de preços em componentes para gadgets.

Atualmente, a Apple apenas recorre à Imagination Technologies para uso de hardware gráfico, então a parceria dela com a MIPS não deverá chamar a atenção em nenhum iPhone ou iPod touch em um futuro próximo. Porém, vale lembrar que a Apple detém quase 10% dessa empresa em ações, sugerindo que o crescimento dela será bastante positivo para o seu lado de qualquer forma.

[via AppleInsider]

Posts relacionados

Comentários