O melhor pedaço da Maçã.

Ex-empregado diz que podemos esperar grandes mudanças no design do iOS e do OS X

iBooks em iPad, iPad mini e iPhone 5

Em um artigo no qual aborda as mudanças organizacionais da Apple feitas nesta semana, Nick Wingfield e Nick Bilton, do NYTimes.com, falam sobre o que podemos esperar da Apple com relação ao design de softwares.

Publicidade

Tratando especificamente de interfaces que tentam imitar objetos reais (skeuomorphism) — bastante valorizadas por Steve Jobs e por Scott Forstall —, os autores dizem que podemos esperar grandes mudanças tanto no iOS quanto no OS X.

iBooks em iPad, iPad mini e iPhone 5

Axel Roesler, professor e presidente do programa de design de interação da Universidade de Washington, disse que os projetos de softwares da Apple fazem desnecessárias referências visuais ao passado, algo que ele comparou às colunas gregas na arquitetura moderna. Agora, com Jony Ive no comando — sabidamente contra interfaces as quais imitam objetos reais —, Roesler espera uma nova era na Maçã.

Publicidade

A Apple, como líder em design, não só é capaz de fazer isso, eles têm a responsabilidade de fazer. As pessoas esperam grandes coisas deles [Apple].

Bill Flora, ex-designer da Microsoft que criou os primeiros protótipos do novo estilo visual da empresa, disse que a Apple não tem sido suficientemente inovadora no design de seu software.

Eu acho o hardware deles incríveis e sofisticados, mas acho que os softwares tem aspectos antigos. Sua abordagem realmente não foi o que me ensinaram como designer na escola de design.

Tim Cook, Jony Ive e Foo Fighters

Tim Cook, Jony Ive e integrantes da banda Foo Fighters.

Publicidade

Obviamente existem áreas em que a imitação da vida real faz muito sentido, como a lata de lixo que fica no Dock mas, no geral, a coisa deve mesmo mudar. Contudo, não será fácil para Ive. Um ex-empregado da Apple que trabalhou em softwares por muitos anos disse que nunca tinha visto o designer numa reunião, afirmando que ele terá que trabalhar bastante para ganhar credibilidade entre os leais a Forstall.

Por outro lado, aqueles que conhecem Ive estão ansiosos para ver o amigo deixar sua marca também nos softwares da empresa. “Você pode ter certeza de que a próxima geração do iOS e do OS X terá a estética do design industrial de Jony em cima deles”, disse um designer que trabalha na Apple, mas não quis ser identificado pois, como sempre, não é autorizado a falar publicamente. “Arestas mais limpas e superfícies planas provavelmente irão substituir as texturas que estão em todo lugar agora.”

Não sei você, mas eu estou muito ansioso para ver essas mudanças na Apple.

[via AppleInsider]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Atualização do Summly, aplicativo que resume notícias, chega à App Store

Próx. Post

Leitor do MacMagazine questiona chefão de finanças da Apple sobre preços de iProducts no Brasil e recebe resposta

Posts Relacionados