Com base em dados de visitação de mais de 160 milhões de usuários em 40 mil sites do mundo todo, a Net Applications compila todo mês gráficos de market share de sistemas operacionais e navegadores, os quais destacamos no MacMagazine.
Hoje, a empresa liberou estatísticas referentes a abril de 2010 (veja aqui as de março), destacando o crescimento do iPad — ela já havia liberado dados preliminares há duas semanas — e a migração em massa de usuários do Firefox para a sua versão 3.6.
Quanto ao iPad, a empresa afirma que a tablet da Apple conquistou uma fatia global de 0,03% em abril, chegando a 0,12% nos Estados Unidos (evidentemente, o mercado dominante do produto no mundo). Os Estados norte-americanos que apresentam maior uso do iPad são Havaí e Califórnia. Outra curiosidade é que o uso do iPad em finais de semana é quase o dobro do que ocorre em dias úteis.
· · ·
Embora tenha sido lançado oficialmente em janeiro, o Firefox 3.6 conquistou 4% de uso global em abril — estimulado principalmente pela migração de usuários da sua versão 3.5. No gráfico abaixo, ele representa a linha amarela.
E já que estamos falando em navegadores, eis a situação atual do mercado:
O Internet Explorer caiu de 60,65% para 59,95%, enquanto o Firefox teve uma ligeira subida, de 24,52% para 24,59%. O Google Chrome continua disparando, indo de 6,13% para 6,73%. O Safari também ganhou mercado, pulando de 4,65% para 4,72%. O Opera caiu, de 2,37% para 2,3%, mas seu irmão menor (o Mini) ganhou um décimo percentual, chegando a 0,79%.
· · ·
Confira também as variações em sistemas operacionais:
Tanto o Windows quanto o Mac OS X tiveram pequenas reduções: o primeiro foi de 91,58% para 91,46%, enquanto o segundo de 5,33% para 5,32%. O Linux subiu de 1,03% para 1,05%, junto com o JavaME, de 0,78% para 0,79%. O iPhone OS pulou de 0,51% para 0,53%. Por fim, o Symbian OS permaneceu estável, em 0,23%.
Somadas, as plataformas da Apple (Mac, iPad, iPhone e iPod touch) totalizam agora exatos 6%.