O melhor pedaço da Maçã.

Opera também apoia Apple no futuro dos padrões da web sem Flash

Ícone - Opera

Quanto mais o tempo passa, mais empresas envolvidas no progresso da web se voltam contra os planos da Adobe de apoiar o Flash Player a todo o custo para desenvolvimento. Depois da Microsoft, agora foi a vez da Opera de cutucar a desenvolvedora do plugin para dar maior atenção aos padrões da web abraçados pelo W3C, em vez de tentar instituir sua tecnologia proprietária como um padrão.

Publicidade

“Na Opera, dizemos que o futuro da web está nos padrões abertos da web, e o Flash não é uma tecnologia padrão para ela”, disse Phillip Grønvold, analista de produto da empresa. “Como um container de vídeos, o Flash faz pouco sentido para uso de CPU, Wi-Fi, bateria, etc. Você pode cozinhar um ovo sobre aparelhos assim que começa a rodar Flash neles”, brincou.

Apesar de a Adobe estar com um trabalho em andamento para aprimorar esse aspecto da sua tecnologia com aceleração de hardware, o analista da Opera lembra que muitos computadores e smartphones não a suportarão com sucesso (afinal de contas, ela exige um número seleto de GPUs para funcionar) e continuarão decodificando vídeos via software. Para piorar ainda mais a coisa, muitos handsets fora do Open Screen Project não contarão com o Flash Player de nenhuma maneira em relação aos smartphones mais modernos, impedindo que possam ter acesso a conteúdos baseados no plugin.

Se a Adobe continuar a insistir nas suas tecnologias como está fazendo hoje, Grønvold acredita que muitos outros entusiastas do progresso da web e dos dispositivos móveis começarão a criticá-la da mesma maneira. Até o momento, foram poucos os dispositivos móveis que surgiram com suporte definitivo ao Flash Player (se os restringirmos a tablets, a coisa é pior ainda) e, enquanto isso, o padrão HTML5 continua a ganhar atenção de usuários com a força imposta pela Apple, Mozilla e Opera — seja no mundo móvel ou não.

[via 9 to 5 Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

★ Mukirana.com realiza HOJE leilão de iPad; participe! [atualizado]

Próx. Post

ClamCase transforma iPad num netbook/laptop

Posts Relacionados