O melhor pedaço da Maçã.

Interface possibilita a criação de mockups de aplicativos para a App Store com o seu iPhone

Quando se trata de montar a interface de um aplicativo para iPhone, talvez nenhum desenvolvedor tenha encontrado nada mais versátil para uso do que o próprio Interface Builder (fornecido gratuitamente pela Apple como parte do SDK), que oferece uma boa integração entre o visual de um app e seu código-fonte. No entanto, quem não é desenvolvedor não precisa do montante de ferramentas que ela fornece para colocar ideias no papel, podendo contar com outros aplicativos de design no Mac OS X para cuidar disso.

Publicidade
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=SAebrhW3SHg[/youtube]

No entanto, um produto interessante que recentemente chamou a minha atenção nesse sentido foi o Interface, um app para iPhone OS (sim, ele roda em um iPhone) que oferece uma ampla variedade de recursos para criação de mockups de aplicativos em qualquer lugar. Não se trata de nada que vai além dos fins ilustrativos, mas é algo que pode ajudar bastante quando bate, do nada, uma ideia interessante para uma interface gráfica e não dá para abrir o MacBook para começar a trabalhar nela.

O Interface reúne todos os controles de usuário padronizados pela Apple, contando com uma série de comandos para editá-los e dar o estilo que o usuário achar conveniente ao criar um mockup. O vídeo acima sugere que o trabalho de inseri-los em uma tela em branco e trabalhar com eles do início ao fim pode ser meio cansativo e tortuoso (já que criar essas coisas na tela do aparelho é um teste de limitações de espaço por natureza), mas aparenta ser o melhor possível para um app que se compara a estar sempre com um designer no bolso.

Infelizmente, o Interface é pago: US$10. É difícil dizer se vale a pena comprá-lo para praticar uma tarefa que no desktop não exigiria nada além de um download gratuito (e pesado), mas certamente a mobilidade que ele oferece pode ser útil em alguns casos. Por outro lado, eu acredito que sua desenvolvedora (a Less Code) está marcando bobeira em não oferecê-lo no iPad, onde a criação de mockups de apps certamente se tornaria bem mais produtiva. Quem sabe em breve, né? 😉

[via bernabauer.com]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Pesquisa mostra que Apple perdeu um pouco da força de sua marca entre jovens recentemente

Próx. Post

Gráfico: Microsoft gasta duas vezes mais que Apple em publicidade

Posts Relacionados