Das quatro operadoras nacionais, apenas a Vivo cumpre hoje a regulamentação de cobertura 3G

iPhone 3G

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou recentemente que operadoras teriam até 30 de abril para cumprirem as novas metas de cobertura 3G no Brasil. Terminado esse prazo, o portal Teleco analisou a situação atual e apurou que apenas a Vivo atende às novas regulamentações, embora todas tenham dito que sim.

iPhone 3G

No caso das outras três operadoras, ainda faltam os seguintes municípios:

  • TIM: 8 municípios (Feira de Santana, Aparecida de Goiânia, Ananindeua, Belford Roxo, Rio Branco, Macapá, Porto Velho e Boa Vista);
  • Oi: 5 municípios (Manaus, Aparecida de Goiânia, Ananindeua, Macapá e Boa Vista);
  • Claro: 4 municípios (Rio Branco, Macapá, Porto Velho e Boa Vista).

Além disso, as operadoras teriam que levar a tecnologia GSM para municípios com menos de 30 mil habitantes. Segundo as quatro, isso já está de acordo — porém vale observar que, assim como a cobertura 3G, a regulamentação não avalia a fundo a qualidade do sinal prestado, e sim apenas se ele está presente ou não.

A Anatel tem um prazo de 60 dias para fiscalizar o cumprimento das metas pelas operadoras. Caso seja detectado o descumprimento das novas regulamentações, as telecoms poderão ter as garantias ofertadas durante o leilão 3G retidas — mas isso na teoria, é claro.

[dica do Marcelo B., via Convergência Digital (UOL)]

Posts relacionados

Comentários