O melhor pedaço da Maçã.

Microsoft anuncia que descontinuará o Visual Studio para Mac

Visual Studio for macOS

A Microsoft anunciou hoje que o Visual Studio para Mac (IDE1Integrated development environment, ou ambiente de desenvolvimento integrado. focado no desenvolvimento de softwares em linguagens como C++ e C# e em frameworks como .NET) será descontinuado em 2024.

Publicidade

A gigante de Redmond alegou ter decidido “aposentar” o software devido a feedbacks de usuários e padrões de uso. Em vez de continuar com a ferramenta, a empresa afirmou que pretende “focar em soluções multiplataforma”.

A partir de agora, nenhuma estrutura ou linguagens novas serão adicionadas ao Visual Studio para Mac, que continuará recebendo apenas atualizações essenciais (correções de bugs e problemas de segurança) por mais um ano — mais especificamente, até 31 de agosto de 2024, quando ele passará a ser disponibilizado como um software legado no macOS e não receberá mais qualquer suporte.

Até lá, além das atualizações essenciais, a Microsoft continuará fornecendo updates de tempo de execução e de carga de trabalho — o que permitirá aos desenvolvedores continuar criando e enviando apps em .NET 6 e .NET 7 e estruturas Mono —, bem como habilitará um suporte rudimentar ao .NET 8 visando a construção e depuração de aplicativos.

Publicidade

Para quem usa atualmente o Visual Studio no macOS, a solução mais óbvia seria passar a usar o software para Windows em uma máquina virtual no próprio Mac ou na nuvem, mas a Microsoft destaca soluções como o .NET MAUI, a Unity e o recém-lançado C# Dev Kit — extensões que ampliam as funcionalidades do Visual Studio Code e podem substituir, em certa escala, o IDE no processo de desenvolvimento.

Essas extensões operam nativamente em todas as plataformas suportadas — o que inclui o macOS — e, segundo a Microsoft, continuarão sendo melhoradas ao longo do tempo. Inclusive há quem acredite que essas soluções, aos poucos, poderão substituir totalmente o Visual Studio — o que não seria nenhuma surpresa, dado o grande investimento da empresa no VS Code.

via 9to5Mac

Notas de rodapé

  • 1
    Integrated development environment, ou ambiente de desenvolvimento integrado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple poderá encerrar suporte via redes sociais em breve [atualizado]

Próx. Post

Vivaldi 6.2 chega com novos recursos e melhorias no desempenho

Posts Relacionados