O melhor pedaço da Maçã.

Halex bodejando: aqui, eu ataco a Apple e defendo a Adobe

A Adobe é uma grande companhia que cria grandes produtos. O fato de ela ter levado anos para adotar Cocoa em sua Creative Suite apenas reflete o quão grandioso é este produto: tal transição não poderia ser feita da noite pro dia. E o Flash® Player? Ele está em praticamente todos os computadores do mundo e permeia inúmeras páginas, algumas das quais você não pode acessar de nenhuma outra forma — nem usar recursos básicos de navegadores, como “Voltar” ou busca na página, mas isso são picuinhas.

Publicidade

Ainda assim, a Apple (ou Steve Jobs em pessoa) teve o atrevimento de impedir a entrada deste plugin tão ubíquo (dicionário) em sua plataforma móvel, o iPhone OS. E ainda teve o desplante de dizer que ela traz “a internet pro seu bolso”, ou que ela “torna a navegação mais íntima”! Bah, pelo visto eles nunca usaram os gráficos do Google Finance, de tão entretidos que estavam no widget Stocks — que _não existe_ no iPad, apesar dos apps de terceiros. :-/

Por outro lado, a Adobe cometeu um erro crasso, tosco, uma absoluta aberração lógica: ela está se rebaixando e pedindo, pelo amor de Deus e do livre mercado, que alguém a salve. WE <3 APPLE?! Tudo errado, dinheiro jogado fora numa campanha publicitária que apenas reflete o comportamento passivo-agressivo de uma companhia desesperada. Adobe, você não precisa disso: você tem algo que o dinheiro não pode comprar!

Developers, developers, developers, developers, developers, developers, developers, developers, developers… *breeeath* Users, users, users, users, users, users, users!

Li em algum lugar que metade dos lucros com a Creative Suite vêm de usuários de Macs, logo retaliar cortando o suporte à plataforma da Apple não seria inteligente como muitas pessoas insinuam, Adobe. Então recorra aos desenvolvedores que tornaram o Flash® Player o que ele é hoje! Sim, pois a Apple não tem nada, se não tiver apps — ou melhor, ela tem alguma coisa, afinal de contas o iPhone vendeu um bocadinho mesmo antes de existir jailbreak ou App Store. Mas os tempos mudaram e, hoje, quem tem apps, tem tudo!

Em vez de queimar dinheiro com uma campanha publicitária que fica distorcendo fatos (Flash® é seguro e não consome recursos em excesso? A-ham), alardeando algo que você não oferece (abertura) e contornando restrições do Adsense para fazer popups abrirem onde não deviam, você devia _esmagar_ o iPhone OS.

ESMAGAR! TRUCIDAR! OBLITERAR! (dicionário) Pois sim, você pode.

A Apple é uma piada em termos de market share: ela é como a BMW. Pfft, quem precisa de menos de 10% dos computadores e pouco mais de 16% dos smartphones no mercado? A internet continua livre, se estendendo para bem além dos limites rígidos e insofismáveis (dicionário) do jardim murado (ou playground fechado?) que Steven Paul Jobs, do topo de sua arrogância de CEO, construiu para sua plataforma. A Maçã pode reinar na App Store, Adobe, mas seus domínios seu habitat é muito maior — “domínios” são pra ditadores, e você é amiga da liberdade, eu sei.

Isso não vai acontecer, pois a Apple é ditadora
FarmVille no iPhone
”Adobe

Não abandone o compilador Flash® da CS5: a Apple pode ter fechado as portas para o iPhone OS, mas as janelas estão abertas para outras plataformas tão boas quanto! O Android já está ganhando tração, então a hora de atacar é agora: lance uma versão do Flash® Player para o sistema do Google e mostre às pessoas que elas podem jogar FarmVille ou acessar o Prada.com num celular, se elas quiserem!

Aliás, muito me espanta você ainda não ter feito isso, Adobe: se o que os usuários mais querem hoje é liberdade, você deveria estar proporcionando isso a eles. No final do ano, o Windows Phone 7 deverá estar chegando… ainda sem suporte a Flash®. Mude isso, Adobe! Dê uma rasteira na Apple e se alie mais uma vez à Microsoft para mostrar quem manda. A HP comprou a Palm e deverá lançar uma tablet muito interessante, provavelmente com o webOS: mais uma chance de fazer o iPad se esconder envergonhado num canto.

Estender seu alcance às _verdadeiras_ plataformas de jogos seria a cereja no topo: FarmVille para PlayStation 2 & 3, Xbox original & 360, GameCube & Wii, PSP, DS & 3DS…! Criar um jogo em Flash® e estendê-lo a TODAS as plataformas que não são da Apple, com um (01, tipo, “hum”) clique! Não tem passo dois! O sonho de qualquer desenvolvedor, o sonho de todo usuário que quer ser livre!

Publicidade

Oportunidades não vão faltar, então não perca tempo com uma campanha publicitária tosca. Só não durma no ponto: a Apple tem dinheiro pra te comprar duas vezes e ainda sobra um troco. Melhor calar a boca e fazer algo. Rápido.

And that, as they say, is that.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Inacreditável: Steve Jobs batendo boca via email com Ryan Tate, editor da Gawker

Próx. Post

Joy of Tech: você mentiria sobre mentir?

Posts Relacionados