O melhor pedaço da Maçã.

Chefe de arquitetura de software da Microsoft diz ter um “respeito tremendo” pela Apple

O TechRadar publicou um artigo especial contando com trechos de uma entrevista feita com Ray Ozzie, chefe de arquitetura de software da Microsoft e atual líder das suas equipes de desenvolvimento, tratando da situação atual do desenvolvimento para a nuvem. No momento, o executivo vê um cenário bastante diversificado para criação de aplicativos integrados à web, apesar de ser marcado por uma série de rivalidades.

Publicidade

Com um ar visionário, Ozzie colocou potencial na plataforma de serviços Azure (ou Windows Azure), destinada à criação de de software e serviços para web e que faz parte do projeto da Microsoft para os seus web apps da suíte Office, previstos para irem ao ar neste ano. No entanto, uma parcela considerável da sua entrevista trouxe citações relacionadas à Apple e ao padrão HTML5, que começaram a despertar competitividade contra Google e Adobe neste ano.

O executivo da Microsoft diz ter um “tremendo respeito” pela Apple, mas também sugere que a ela possui uma jogada bem mais focada e fechada para seus produtos e para distribuição de softwares. “Depende do quão longe você fica e do quanto turva sua vista”, conta, citando características positivas e negativas da sua concorrente.

Publicidade

No lado positivo, Ozzie aparenta acreditar que a iniciativa da Apple faz parte de um mundo onde os aparelhos móveis são tão complexos como simples utensílios, ou seja, o usuário não precisa se preocupar em eventualidades como troca ou perda de um produto. “Basta comprar e começar a usar sem preocupar-se em como obter as coisas”, afirma.

Por outro lado, Ozzie cita a Apple e o Google como empresas que não fazem bom uso dos modelos de programação que possuem em mãos. “A Apple continua a fazer seu código de diferentes maneiras para os aparelhos e o browser”, disse ele. “Já o Google vê HTML como a solução para o browser e para os aparelhos [com o Chrome OS] e não aprimora a história deles como deve”.

O artigo completo do TechRadar com Ray Ozzie pode ser lido aqui. Talvez não venha ao caso dizer se ele está certo ou errado, mas gostei de ele ter mostrado, em termos de desenvolvimento de aplicativos, que o importante é saber aproveitar ao máximo os modelos acessíveis, pensando com os pés no chão.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

bluebox Ai será um sistema de entretenimento de voos para iPad

Próx. Post

Desenvolvedores da App Store revelam dados de vendas de aplicativos e custos de produção

Posts Relacionados