O melhor pedaço da Maçã.

iPhone dobrável poderá ter laterais e traseira sensíveis ao toque

iPhone dobrável

Muito se fala em um possível futuro iPhone dobrável e, quando se fala, logo vem à mente um aparelho com características semelhantes às de dispositivos do gênero que já foram lançados por outras fabricantes. Mas e se a Apple trouxer um conceito completamente novo para o que hoje conhecemos como smartphone dobrável?

Publicidade

Se colocar em prática as ideias concebidas em uma nova patente que lhe foi concedida, a Apple poderá lançar um aparelho dobrável completamente (ou pelo menos quase) sensível ao toque — o que difere dos atuais dispositivos com esse rótulo, que não são mais do que uma tela maior e convencional, só que com a capacidade de ser dobrada.

A tecnologia de “touch infinito” poderia ser usada tanto em um dispositivo dobrável quanto em um iPhone convencional — como mostram as duas figuras abaixo. A primeira mostra como seria um iPhone com essa tecnologia, enquanto a segunda mostra um dispositivo com as mesmas características, mas com uma, duas ou até três partes dobráveis.

Como descrito pela Apple, a tecnologia poderia permitir que a sensibilidade ao toque já presente na parte frontal do aparelho pudesse se estender tanto para a lateral como também para alguma porção/camada de sensibilidade ao toque na parte traseira. No caso de um dispositivo dobrável, a diferença é que ele contaria também com uma ou mais partes flexíveis, as quais possibilitariam a união das partes planas.

Publicidade

A Apple também forneceu, pela primeira vez, detalhes sobre a utilidade de um dispositivo com tais características. Segundo a empresa, a superfície touch na lateral poderia abrigar, por exemplo, controles de volume ou brilho deslizantes ou até mesmo para a câmera — o que poderia se adequar a depender do aplicativo que estivesse sendo usado (alô, Touch Bar)!

No caso da traseira sensível ao toque, ela poderia ser bastante útil em jogos ou outros aplicativos que precisassem usar algum sensor de toque na superfície traseira enquanto exibiria informações visuais diretamente relacionadas a essa ação na superfície frontal oposta.

A Apple também obteve o registro de outra patente — esta, de um iPhone mais parecido com o que temos atualmente. A diferença é que ele não contaria com botões físicos — tal e qual vem sendo ventilado nos últimos anos.

Ao mesmo tempo em que coletaria a entrada de toque dos usuários, o componente forneceria como saída uma resposta tátil — como ocorre nos iPhones com botão de Início e nos trackpads de MacBooks.

Publicidade

O interessante é que as duas patentes foram solicitadas pela Apple há muitos anos — a primeira, inclusive, há uma década. Isso indica que os estudos e esforços da empresa para implementar essas tecnologias em seus dispositivos vêm de longa data, embora a tecnologia atual torne as ideias bem mais palpáveis do que elas foram outrora.

Será que a próxima revolução nos smartphones será promovida pela Maçã? Aguardemos…

via Patently Apple

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Livros: Apple usou vozes de narradores sem consentimento para treinar IA

Próx. Post

Promoções na App Store: InsPanorama, Asketch, Tacoma e mais!

Posts Relacionados