O melhor pedaço da Maçã.

Jogos no Steam para Mac não oferecem a mesma performance do Windows, diz análise

O Tom’s Hardware publicou ontem os resultados de uma série de testes de desempenho que comparam jogos no Steam para Mac OS X em relação às suas edições para Windows. Na análise feita pelo site, a performance gráfica de títulos como o Portal (que está gratuito para todos até a semana que vem) é bem superior no sistema da Microsoft, oferecendo melhores resultados mesmo em configurações de menor porte.

Publicidade

Nos testes, foram usadas duas máquinas: um MacBook Pro 2009 de 15 polegadas na sua configuração de fábrica (com a NVIDIA GeForce 9400M) e um Hackintosh® montado com componentes mais poderosos. Nos dois computadores, o Windows 7 mostrou resultados bem melhores que o Mac OS X 10.6 Snow Leopard, com uma diferença de pelo menos 30% no número de quadros por segundo gerados durante testes com Portal em alta qualidade.

Mesmo configurando o título para o uso de poucos recursos gráficos, a diferença entre os dois sistemas continuou enorme — ela até cresceu, com a versão de Portal para Windows gerando quase o dobro de quadros por segundo em relação à sua equivalente para o Mac OS X no notebook da Apple. Por outro lado, o Hackintosh® mostrou menores diferenças, mas a superioridade do sistema da Microsoft continuou notável.

Publicidade

Ainda não se sabe ao certo o porquê de um mesmo título gerar uma diferença de performance tão grande ao ser jogado em dois sistemas diferentes, mas a Apple aparenta ser a principal responsável por isso devido à qualidade dos seus drivers gráficos. Além disso, como Portal e outros títulos disponíveis via Steam foram simplesmente portados da tecnologia DirectX (Windows) para OpenGL (Mac), ainda é difícil dizer se esse processo faz otimizações específicas para a nova plataforma, ou se é a implementação da Apple que não dá prioridade à aceleração de jogos.

Mais detalhes sobre o assunto podem ser obtidos no artigo do Tom’s Hardware.

[via Gizmodo Brasil]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Tweetie 2 desaparece da App Store; Twitter para iPhone entrará no seu lugar em breve

Próx. Post

Nike lançará monitor cardíaco para iPods nano em junho

Posts Relacionados