Conforme o MacMagazine cobriu agora há pouco, a AdMob (ou o Google, por se assim dizer) liberou hoje seu relatório mensal sobre o mercado móvel mundial, destacando o crescimento geral do Android perante o iPhone. Embora tenha revelado — como sempre faz — dados específicos de alguns países/regiões no PDF original, os números exatos por país não haviam sido divulgados.
Atendendo a pedidos de usuários, a AdMob acaba de publicar uma planilha que faz essa divisão por países. Lá, descobrimos que o Brasil é a 18ª maior nação em número de requisições de iPhone OS na rede AdMob: foram 295.923 pedidos em abril, isto é, 0,73% do total.
Uma outra coisa interessante a se notar é a divisão de aparelhos por aqui: no mundo todo, as 40.761.753 requisições ficaram divididas em 67% de iPhone, 32% de iPod touch e menos de 1% de iPad. No Brasil, a coisa é um pouco diferente: 74% de iPhone, 25% de iPod touch e pouco menos de 1% de iPad. A coisa continua variando bastante em outros países: no Canadá, por exemplo, há mais iPods touch do que iPhones; na França, iPhones ganham de iPods touch em uma relação de 7:1.
Você pode baixar e conferir a planilha completa aqui (XLSX; 33KB).
Atualização (27/5)
Há outros dados interessantes nessa planilha, que dizem respeito ao iPad. Do total de 294.653 requisições oriundas da tablet da Apple, 223.269 foram dos Estados Unidos — isto é, cerca de 76% do total. Em outras palavras, aproximadamente 24% dos iPads vendidos no mundo já saíram do país.
Levando em consideração as requisições da rede de anúncios da AdMob, a China é a segunda nação com maior presença do iPad: em abril, foram 12.516 requisições, ou 4% do total. O Brasil totalizou 2.014 pedidos no período — isto é, 0,68% do total.