Knox facilita criptografia de arquivos e/ou pastas no Mac OS X

Criadora do popular 1Password para proteção de senhas e pequenos dados confidenciais no Mac OS X e no iPhone OS, a Agile Web Solutions anunciou recentemente a entrada de mais um aplicativo para fins de segurança de informações na sua linha de produtos, o Knox. Criado por Marko Karppinen há alguns anos e baseado na tecnologia padrão de criptografia de dados do Mac OS X (a mesma usada no FileVault para proteger todo o seu computador de uma só vez, à sua vontade), ele facilita a criação de discos virtuais nos quais você pode proteger arquivos e/ou pastas de acesso não-autorizado, e já é bastante popular, sendo usado por empresas em mais de 60 países.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=uaNp9IGxwko[/youtube]

Muitos usuários não sentem a necessidade de criptografar seus respectivos Macs usando o FileVault — principalmente se levarmos em conta que isso traz complicações a outros recursos do sistema —, então é normal que improvisem algumas soluções para proteger certos arquivos de outras pessoas, principalmente em máquinas compartilhadas. O Knox fornece uma facilidade para isso no próprio Finder, permitindo que você crie “cofres” para armazenamento de dados como se fossem outros HDs ligados à sua máquina.

Esses “cofres” usam o mesmo algoritmo de criptografia adotado pelas agências de segurança do governo norte-americano, então os usuários podem ficar tranquilos quanto à proteção do que decidirem armazenar dentro deles. Por padrão, o Knox restringe até mesmo a indexação do Spotlight para os arquivos e pastas que protege, impedindo que eles estejam visíveis em buscas feitas por outros usuários na sua própria máquina ou em outros computadores ligados a uma mesma rede local.

Embora o vídeo seja antigo e mostre o Knox em execução no Tiger, ele requer o Mac OS X 10.5 Leopard ou superior, mas os discos virtuais que ele cria também podem ser localizados no Finder e compartilhados com computadores rodando a versão 10.4 ou superior — significando que ele não precisa estar instalado para usuários abrirem cofres e desbloquearem seus conteúdos com a senha correta. Ele custa US$35, mas uma versão de avaliação também está disponível para download e pode ser usada por 30 dias.

Posts relacionados

Comentários